Alerta máximo fora da fortaleza

Estudantes não venceram nenhum dos últimos 15 jogos da Liga fora de Coimbra

• Foto: Manuel Araújo

Oito de março de 2015. Esta é a data da última vitória da Académica para o campeonato fora de Coimbra. Desde esse dia em que a Briosa – então orientada por José Viterbo – venceu, por 2-0, no terreno do Moreirense, seguiram-se 15 deslocações sem qualquer vitória, números que expressam bem a dificuldade que a equipa tem tido sempre que atua em terreno alheio. Aliás, o número é de tal ordem que está mesmo muito perto de ser um recorde negativo.

De facto, a última vez que a Académica passou por uma travessia tão grande no deserto em termos de vitórias fora remonta à época 2002/03, quando regressou de vez à Liga principal depois de três temporadas a disputar a 2ª Liga. Nessa altura, os estudantes estiveram 16 jogos sem ganhar fora de Coimbra, enguiço que só conseguiram quebrar na penúltima jornada da temporada, com um triunfo, por 3-0, na Póvoa do Varzim (Marinescu, André e Paulo Adriano assinaram os golos), resultado absolutamente decisivo para a permanência da Académica na 1ª Liga.

Recorde negativo

Tal como sucedia então, a Briosa vive tempos difíceis. Em 17º lugar e a dois pontos do Boavista, próximo opositor – domingo, às 17 h –, a deslocação ao Bessa assume importância decisiva. E para que o recorde negativo de 2003 não seja igualado, é preciso vencer, o que é também fundamental para que o fantasma da descida não comece a pairar em Coimbra.

Por Ricardo Chambel
Deixe o seu comentário

Últimas Notícias

Notícias
Subscreva a newsletter

e receba as noticias em primeira mão

ver exemplo

Ultimas de Académica

Notícias

Notícias Mais Vistas

Copyright © 2020. Todos os direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Cofina Media S.A. Consulte a Política de Privacidade Cofina.