Um golo insólito do guarda-redes João Pinho, de uma baliza à outra, permitiu este domingo à lanterna-vermelha Oliveirense empatar a um golo em casa do Chaves, na 15.ª jornada da 2.ª Liga.
A equipa de Trás-os-Montes, que não vence em casa desde 16 de setembro, foi superior em toda a partida, teve mais domínio e posse de bola, colocando-se em vantagem no marcador por Luís Silva, aos 57 minutos, mas o guardião de Oliveira de Azeméis restabeleceu o empate, aos 68.
A primeira parte foi de sentido único, com o Chaves a protagonizar as duas únicas oportunidades de golo, uma por Sandro Lima, aos 12 minutos, que cabeceou ao lado, e outra por Braga, que, aos 43, foi travado pelo guardião.
A Oliveirense, no último lugar da tabela classificativa, com nove pontos, apresentou-se em Chaves apenas à procura do empate, jogando maioritariamente à defesa com a equipa toda, durante os 45 minutos, atrás da linha de meio-campo.
No reatamento, o Chaves continuava a dominar, estando mais aguerrido e à procura do golo, com Diogo Cunha, aos 52 minutos, isolado na pequena área, a cabecear ao lado.
Logo depois, António Filipe protagonizou uma grande defesa, impedindo o golo de Rafa.
No minuto seguinte, sem surpresas, a equipa da casa colocou-se em vantagem no marcador, através de um cabeceamento de Luís Silva, ao segundo poste, na sequência de um cruzamento de Tiago Almeida.
Aos 64 minutos, Mário Mendonça pôs à prova o guardião flaviense, tal como Renan, na recarga.
O golo do empate da Oliveirense surgiu aos 68 minutos, pelo guarda-redes João Pinho, que, num pontapé longo desde a sua área, conseguiu enganar António Filipe.
Até ao final, o Desportivo de Chaves foi sempre superior e a única equipa a procurar o segundo golo.
Com este resultado, os comandados de Vítor Oliveira descem para o quarto lugar com 24 pontos, menos nove que o líder FC Porto B.
Jogo no Estádio Municipal Eng.º Manuel Branco Teixeira, em Chaves.
Ao intervalo: 0-0.
Marcadores:
1-0, Luís Silva, 57 minutos.
1-1, João Pinho, 68.
Equipas:
- Chaves: António Filipe, Tiago Almeida, Diogo Coelho, Fábio Santos, Nélson Lenho, Assis, Diogo Cunha (Barry, 70), Luís Silva, Braga (João Reis, 82) Sandro Lima e Luís Pinto (Ludovic, 46).
(Suplentes: Paulo Ribeiro, Patrão, Ludovic, João Reis, Siaka Bamba, Barry e Miguel Ângelo).
Treinador: Vítor Oliveira.
- Oliveirense: João Pinho, Zé Pedro Freitas, Sérgio, Stephane Madeira, Káká, Babo, Guimarães, Leleco (Godinho, 75), Carlitos (Mário Mendonça, 61), Renan e Thompson (Rafa, 46).
(Suplentes: Hélder Godinho, Sérginho, Marocas, Nikolas, Mário Mendonça, Godinho e Rafa).
Treinador: Bruno Sousa.
Árbitro: Hélder Malheiro (Lisboa).
Ação disciplinar: Cartão amarelo para Stephane Madeira (18), Kaka (21), Nélson Lenho (73), Guimarães (84), Zé Pedro Freitas (89) e Ludovic (89).
Assistência: 1.679 espetadores.