O Chaves venceu em casa a Oliveirense por 2-0, em jogo da 46.ª e última jornada da 2.ª liga, mas falhou o objetivo da subida ao escalão máximo do futebol português.
O empate entre Freamunde e Tondela (1-1), que se sagrou campeão e a vitória por 3-0 do União da Madeira sobre o Oriental "deitaram por terra" as aspirações do Chaves de subir à 1.ª Liga, quedando-se pelo terceiro lugar. Com casa quase cheia, 8.130 espetadores, a equipa de Trás-os-Montes colocou-se em vantagem cedo por Barry (4 minutos) e selou o resultado ainda na primeira parte por João Patrão, de grande penalidade (34).
O Chaves entrou melhor na partida, mais dominador e mais focado no ataque, perante uma Oliveirense a quem este jogo apenas servia para cumprir calendário, dado já ter assegurado a permanência.
A lutar pela subida ao escalão máximo do futebol português, a equipa da casa inaugurou o marcador logo aos quatro minutos por Barry, depois de uma jogada pela direita de Arnold.
Os comandados de Artur Marques não reagiam à desvantagem e, aos 34 minutos, a equipa de Trás-os-Montes dilatou o resultado por João Patrão de grande penalidade, a castigar falta do guardião da Oliveirense sobre João Reis.
No regresso dos balneários, João Patrão, após um cruzamento de João Góis, desperdiçou a oportunidade de fazer o terceiro golo para o emblema azul-grená.
O Chaves estava mais acutilante, não permitindo que os visitantes chegassem à baliza, e João Reis na pequena área, servido por Arnold, atirou por cima, depois de interceção de Carela, aos 53 minutos. A Oliveirense não conseguia impor o seu jogo, não criando qualquer situação de perigo.
Jogo no Estádio Municipal Eng.º Manuel Branco Teixeira, em Chaves.
Chaves-Oliveirense, 2-0.
Ao intervalo: 2-0.
Marcadores:
1-0, Barry, 4 minutos.
2-0, João Patrão, 34 minutos (grande penalidade).
Equipas:
Desportivo de Chaves: Paulo Ribeiro, Sagna (João Vicente, 73), Ícaro Silva, Miguel Ângelo, João Góis, Bruno Magalhães, Siaka Bamba (Ericson, 86), João Patrão, Arnold, Barry e João Reis (Luís Pinto, 65).
Suplentes: Rafa, Luís Pinto, João Vicente, Gustavo Souza, João Mário, Fall e Ericson.
Treinador: Carlos Pinto.
Oliveirense: João Pinho, Carela, Godinho (António Oliveira, 56), Luís, Mário Mendonça, Bru, Zé Pedro Freitas, Rui Lima, Rafa (Carlitos, 58), Yero e Renan (Oliveira, 66).
Suplentes: Hélder Godinho, Bruno Simão, Carlitos, António Oliveira, Pedro Moreira, Oliveira e Guima.
Treinador: Artur Marques.
Árbitro: Fábio Veríssimo (Leiria).
Ação disciplinar: Cartão amarelo para João Patrão (62) e Rui Lima (69).
Assistência: 8.130 espetadores.