O avançado colombiano Leonardo bisou esta quarta-feira na vitória caseira do FC Porto B sobre o Mafra (2-0), com os dragões a consolidarem a vantagem na 2.º Liga, à 16.ª jornada.
Leonardo, que substituiu André Silva ao intervalo por razões técnicas, fez dois bons golos nas duas ocasiões de que dispôs, aos 63 e aos 83 minutos, e acabou assim por ser a figura deste jogo, com o FC Porto B a aumentar para oito pontos sobre o Sporting B.
O técnico portista explicou, no final, que André Silva saiu porque ficou assim acordado com o seu homólogo da equipa principal, Julen Lopetegui.
Os portistas partiram para este jogo como claros favoritos, uma vez que estavam em primeiro lugar, mas foi o Mafra, 20.º classificado com menos 16 pontos, quem primeiro criou perigo, num lance em que Diogo Ribeiro rematou rasteiro e Gudiño, a custo, desviou para canto (02).
Nos primeiros 20 minutos, as duas equivaleram-se 20 minuto, inclusive nas situações de golos, duas para cada lado, mas não as aproveitaram.
O equilíbrio prosseguiu na segunda parte, até que Rafa encontrou Leonardo e este, à ponta de lança, fez o 1-0, quebrando a monotonia em que jogo havia caído.
Em desvantagem, o Mafra reagiu, fez quase tudo para pelo menos empatar e causou algumas dores de cabeça à defesa portista, mas Ivan Fidalgo e companhia pecaram na finalização.
O resultado final desta partida manteve-se uma incógnita, justamente devido à forte pressão ofensiva exercida pela equipa visitante, mas Leonardo acabou com as dúvidas aos 88 minutos
O 2-0 começou em Omar, que serviu bem o dianteiro colombiano, tendo este desferido um remate colocado e rasteiro, com Mory Diaw impotente para travar a marcha da bola.
Leonardo destacou-se pela eficácia finalizadora, precisamente o que faltou ao Mafra e que explica porque esta equipa, com 12 golos marcados em 16 jornadas, tem um dos piores ataques da II Liga.
Jogo no Estádio Dr. Jorge Sampaio, em Vila Nova de Gaia
Ao intervalo: 0-0.
Marcadores: 1-0, Leonardo, 63 minutos; 2-0, Leonardo, 88.
FC Porto B: Gudiño, Victor Garcia, Verdasca, Rui Moreira, Rafa, Omar, Cláudio (Tomás, 77), Graça (Fede Varela, 59), Francisco Ramos, Ismael e André Silva (Leonardo, 46).
Suplentes: João Costa, Maurício, Pité, Tomás, Leonardo, Fede Varela e Sérgio Ribeiro.
Treinador: Luís Castro.
Mafra: Mory Diaw, André Teixeira, Sandro Silva, Rafael Mattos, Joel Ferreira, Tiago Costa, Laurindo (Luís Carlos, 84), Leo Tomé, Vasco Varão (Érico Júnior, 66), Ivan Fidalgo e Diogo Ribeiro (Alisson, 47).
Suplentes: Leão, Han Pengfei, Luís Carlos, Adelaja, Erico Júnior, Alisson e Diogo Gouveia.
Treinador: Jorge Neves.
Árbitro: Hélder Malheiro (Lisboa).
Ação disciplinar: Cartão amarelo para Omar (56), Francisco Ramos (71), Tiago Costa (74) e Verdasca (79).
Assistência: 273 espetadores.
Central do P. Ferreira destaca a vontade da equipa de querer responder à derrota com o Sporting B
Técnico do Leixões não se deixa enganar pela atual classificação do próximo adversário
Primeiro episódio já está disponível e vai desde o arranque dos trabalhos até à 4.ª jornada
Treinador do Vizela perspetiva dificuldades na visita ao Marítimo, mas aponta aos três pontos
Diogo Dalot vai falhar o dérbi de domingo
Médio internacional português, de 32 anos, está muito perto de deixar o Besiktas e rumar ao emblema de Atenas
Antigo internacional inglês analisa momento do Manchester United
Fayza Lamari revela curiosas histórias sobre o craque francês e os seus ídolos
No processo que acabou por redundar no empréstimo de Kolo Muani ao Tottenham
O treinador português, de 55 anos, foi sondado pelo histórico emblema do Cairo para suceder ao espanhol José Riveiro