O Olhanense foi, este domingo, vencer a Matosinhos, por 2-0, em partida da 45.ª e penúltima jornada da 2.ª Liga, e recolocou o Leixões em posição de descida.
Murilo abriu o marcador na primeira parte e o jogo ficou sentenciado num remate de Soriano Mané à entrada dos minutos finais, numa partida em que os algarvios jogaram cerca de meia hora em inferioridade numérica, por expulsão João Oliveira, aos 25 minutos, antes de a exclusão de Rateira, aos 57, reequilibrar a 'balança'.
Com este desfecho, o Leixões está obrigado a ganhar no terreno da Oliveirense para garantir a manutenção, dado que tem vantagem no confronto direto com o Benfica B.
A jogar sobre 'brasas', a equipa de Matosinhos não conseguiu ultrapassar a ansiedade de ter de ganhar e, aos 15 minutos, o Olhanense aproveitou esse facto, com dois jogadores seus a surgirem na cara do guarda-redes antes de Murilo abrir o marcador.
A derrota prenunciava o pior para os locais, que viram Leandro Borges surgir solto na área a atirar sobre o travessão (22). Três minutos depois, João Oliveira deixou os algarvios reduzidos a dez, depois de ter sido expulso por agressão a pontapé a Caio.
O Leixões foi à procura do impulso nascido da vantagem numérica e Cássio tocou de raspão na bola após cruzamento da direita de Gonçalo Graça, saindo a bola junto ao poste esquerdo (31).
Murilo voltou a ter condições para fazer golo, mas o seu remate saiu sobre a barra (39), antes de Pedro Pinto acorrer a um canto cobrado por Rateira e, de cabeça, falhar o alvo (45).
O cenário piorou no início da segunda parte, depois de Rateira agredir com uma cotovelada Tiago Duque e ser também expulso, pouco antes de o recém-entrado Pedras ver um golo por anulado por fora de jogo.
O Olhanense continuou recuado apesar na igualdade numérica e o Leixões cresceu no jogo, valendo aos algarvios a atenção de Moreira entre os postes, nomeadamente, ao minuto 79, a desviar com os punhos um tiro de Bruno China.
O Leixões não aproveitou e, na área contrária, Soriano Mané confirmou o triunfo do Olhanense, aos 81 minutos, com um remate rasteiro em zona frontal, a fazer a bola entrar junto ao poste direito.
Jogo no Estádio do Mar, em Matosinhos.
Leixões-Olhanense, 0-2.
Ao intervalo: 0-1.
Marcadores:
0-1, Murilo, 15 minutos.
0-2, Soriano Mané, 81.
Leixões: Ricardo Moura, Gonçalo Graça (Pedras, 55), Pedro Pinto, Wellington (Slim, 85), João Pedro, Bruno China, Abalo, Caio (Ricardo Barros, 31), Rateira, Alemão e Cássio.
(Suplentes: Nuno Pereira, Diogo Nunes, Pedras, Cadinha, Slim, Rui Cardoso e Ricardo Barros).
Treinador: Pedro Miguel.
Olhanense: Moreira, Rodolfo Lourenço, Coubronne, Materazzi, Tiago Duque, Fábio Marinheiro, João Oliveira, Leandro Borges (Guilherme, 76), Galassi (Pedro Albino, 87), Stanley Amuzie (Soriano Mané, 74) e Murilo.
(Suplentes: Léo, Soriano Mané, Lucas Morelatto, Douglas Cordeiro, Guilherme, Pedro Albino e Mickael).
Treinador: Cristian Bacci.
Árbitro: Carlos Xistra (Castelo Branco).
Ação disciplinar: Cartão amarelo para Caio (24), Galassi (50) e Pedras (61). Cartão vermelho direto para João Oliveira (25) e para Rateira (57)
Assistência: cerca de 3.300 espetadores.