O Portimonense foi este domingo derrotado, no Estádio do Mar, pelo Leixões (1-0), em jogo da 23.ª jornada da 2.ª Liga, desperdiçando a oportunidade de igualar o Freamunde na liderança da prova.
Num jogo com um penálti desperdiçado para cada lado, foi o central Zé Pedro quem resolveu a favor da equipa da casa, que somou o oitavo triunfo no seu reduto e interrompeu uma série de nove jogos do Portimonense sem perder.
Numa primeira parte desinteressante, o facto de não ter havido nenhum remate na direção da baliza conta quase tudo, até começou melhor a equipa visitante, que vinha de quatro vitórias consecutivas, mas os algarvios mostraram-se sempre inconsequentes no último terço do campo. No entanto, a emoção que faltou no primeiro tempo chegaria na etapa complementar.
Os homens de Vítor Maçãs entraram mais afoitos, com Ricardo Pessoa a dispor da uma ocasião de ouro para abrir a contagem quando, aos 64, o árbitro assinalou falta de Chastre sobre Fabrício, dentro de área. Mas, o capitão do Portimonense não foi capaz de ultrapassar o guardião dos bebés do mar, que não só defendeu o remate da marca dos 11 metros, como voltou a fazê-lo na recarga. Na resposta, aos 66 minutos, os homens da casa inauguraram o marcador: na sequência de um livre, Alemão colocou a bola em Zé Pedro que rematou para o fundo das redes.
Os algarvios acusaram o golpe e, até ao final, só o Leixões foi capaz de criar perigo aos 87, Pedras obrigou Ricardo Ferreira a uma grande defesa, aos 88, Pedro Tavares rematou à barra e, aos 90+1, Mendes não foi capaz de converter uma grande penalidade, assinalada por falta de Maurício sobre Pedro Tavares.
Jogo no Estádio do Mar, em Matosinhos.
Leixões-Portimonense, 1-0.
Ao intervalo: 0-0.
Marcador: 1-0, Zé Pedro, 66 minutos.
Equipas:
Leixões: Chastre, Gonçalo Graça, Pedro Pinto, Zé Pedro, João Pedro, Cadinha, Orlando, Rui Cardoso (Pedras, 59), Novais, Alemão (Pedro Tavares, 69) e Yuanyi Li (Mendes, 53). (Suplentes: Ricardo Moura, João Viana, Pedro Tavares, Pedras, Mendes, Moedas e Rui André.)
Treinador: Horácio Gonçalves.
Portimonense: Ricardo Ferreira, Ricardo Pessoa, Ivo Nicolau, Maurício, Acácio, Ryuki (Juninho, 68), Fabrício (Adelino, 85), Ewerton, Zambujo (Pires, 63), Fidelis e Fernandinho. (Suplentes: Carlos Henriques, Juninho, Pires, Jorge Teixeira, Paraíba, João Paulo e Adelino.)
Treinador: Vítor Maçãs.
Árbitro: Tiago Martins (Lisboa).
Ação disciplinar: Cartão amarelo para Orlando (35), Chastre (64), Fabrício (65), Fidelis (72), Maurício (90) e Pedro Tavares (90+1).
Assistência: Cerca de 600 espectadores.
Lateral-esquerdo deve subir ao onze face ao castigo de Luís Rocha
Léo Teixeira foi encaminhado para o hospital de Penafiel
Fogaceiros foram para o intervalo a ganhar, mas concederam a igualdade no segundo tempo
Arbitragem de Luís Godinho causou controvérsia
Emblema de Amesterdão fazia uma dedicatória a um adepto que perdeu a vida recentemente
Menno Geelen reage à 'chuva' de pirotecnia lançada por claque no início do jogo com o Groningen
Estudiantes com duras sanções por parte da federação da Argentina por desrespeito numa guarda de honra ao Rosario Central
Semana europeia correu bem às equipas nacionais
Equipa sagra-se campeã da Conferência Este
Tarkan Batgün, criador da empresa turca 'Comparisonator', faz análise a pedido de Record e com recurso à Inteligência Artificial