O Leixões impôs este domingo a terceira derrota ao Sporting B ao vencer os leões por 3-0, num encontro relativo à quinta jornada da Segunda Liga.
O resultado faz jus à superioridade que os leixonenses evidenciaram durante quase todo o jogo e que começou a ser materializada ainda primeira parte, com um grande golo de Cadinha, tendo sido sublinhada com mais dois golos após o intervalo, por Talles e Mica Pinto, este na própria baliza. O Sporting foi uma desilusão, tendo-se apresentado com um futebol lento, confuso, sem objetividade e com uma defesa insegura, cujo elo mais fraco, no primeiro tempo, foi o improvisado lateral direito Ricardo Esgaio.
Ao contrário, o Leixões entrou forte, impôs desde logo um ritmo elevado e uma grande intensidade ao seu futebol, em especial nas ações atacantes, e isso criou muitas dificuldades aos jovens "leões". O Leixões fez o primeiro aviso sério ao Sporting num livre direto de Zé Pedro, que Luís Ribeiro defendeu para a frente, tal potência do remate do central leixonense (19). Dois minutos depois, Cadinha foi mais feliz e, com um disparo forte e bem colocado, fez o 1-0 com que se chegou ao intervalo e que premiou a garra e vontade demonstradas pela equipa de Matosinhos.
O Sporting abordou a segunda parte com melhor atitude e durante alguns minutos deu até a sensação que mandava no jogo, mas o guarda-redes Jorge Baptista, porém, continuou sem ter grande trabalho. O Leixões reagiu e foi por muito pouco que não chegou ao segundo golo, após uma rápida iniciativa atacante montada por Moreira, Ruben Saldanha e Talles (54). João Mário, que rendeu Chaby, ainda assustou Jorge Batista num remate forte de longe (77), mas foi o Leixões que marcou pela segunda vez, por Talles, num lance em que a defesa leonina voltou a estar mal.
Talles, sem qualquer oposição, rematou rasteiro e colocado e fez assim o 2-0, que acabou de vez com a resistência da equipa lisboeta e com as dúvidas quanto ao resultado final. Confiante, o Leixões soltou-se, construiu ainda mais algumas boas jogadas ofensivas, deslumbrou-se com as facilidades que foi encontrando e acabou mesmo por chegar ao 3-0, através de um autogolo de Mica Pinto, que se atrapalhou com a pressão exercida por Talles e empurrou a bola para a sua baliza. Vitória justa da equipa que mais trabalhou, atacou e ambição demonstrou, ante um adversário macio e sem garra. O Leixões soma agora dez pontos, ao passo que o Sporting continua com seis.
Jogo no Estádio do Mar, em Matosinhos.
Leixões-Sporting B, 3-0.
Ao intervalo: 1-0.
Marcadores: 1-0, por Cadinha, 21 minutos. 2-0, Talles, 81. 3-0, Mica Pinto, 84 (pb).
Leixões
Jorge Batista, João Viana, Nuno Silva, Zé Pedro, João Pedro, Anderson, Moreira (Rui Coentrão, 69), Ruben Saldanha, Cadinha (Moedas, 86), Talles e Grafite (Mailo, 46).
Suplentes: Chastre, Moedas, Materazzi, Rui Coentrão, Kizito, Fábio Zola e Mailo
Treinador: Pedro Correia.
Sporting B
Luís Ribeiro, Ricardo Esgaio, Tobias Figueiredo, Ruben Semedo, Mica Pinto, Fakobo, Kikas, Chaby (Cristian Ponde, 63), Iuri Medeiros, Diogo Salomão (Edelino Ié, 58) e Betinho (João Mário, 63).
Suplentes: Mickael Meira, Edelino Ié, Nuno Reis, João Mário, Riquicho, Wilson Manafá e Cristian.
Treinador: Abel Ferreira.
Árbitro: Paulo Batista (Portalegre).
Ação disciplinar: Cartão amarelo para Ruben Semedo (35), Fakobo (19), João Viana (73) e João Mário (85).
Assistência: Cerca de 1.000 espetadores.