O Tondela venceu este domingo por 2-1 no reduto do Sporting de Braga B, em encontro a contar para a primeira jornada da 2.ª Liga de 2013/2014, graças a um penálti polémico. Após um melhor primeiro tempo da equipa visitante, os bracarenses chegaram ao empate no início da segunda parte, mas uma grande penalidade muito duvidosa, convertida por Tozé Marreco, garantiu o triunfo da equipa beirã.
Com uma entrada forte na partida, o Tondela só precisou de quatro minutos para inaugurar o marcador. Boubacar irrompeu pela área e atrasou para Calé, que aproveitou a passividade da defesa do Braga B para bater Tiago Sá. Antes, a turma de Vítor Paneira tinha já disposto de uma oportunidade soberana para fazer o primeiro golo, quando Tozé Marreco, isolado, rematou à figura do guardião bracarense. Após o golo, o ritmo de jogo decaiu e a turma "arsenalista" mostrou-se incapaz de reagir à desvantagem, cometendo muitos erros na circulação de bola e nas transições ofensivas.
O Tondela, com uma postura mais expectante no resto da primeira parte, esteve mais perto de voltar a marcar, através de remates de Calé (21 minutos) e Piojo (36). O Braga B regressou transfigurado dos balneários, empurrando o adversário para o seu meio-campo, e acabou por chegar ao empate, aos 54 minutos, quando Diogo Ribeiro, após canto na esquerda, cabeceou sem oposição para a baliza de Ricardo Andrade.
A turma bracarense esteve perto da reviravolta, no minuto seguinte, através de um lance individual de Welthon, mas o Tondela acabou por equilibrar o jogo, tendo depois beneficiado de uma grande penalidade, alegadamente cometida sobre Fábio Pacheco, num lance aparentemente inofensivo. Tozé Marreco converteu o castigo máximo e selou o triunfo da formação comandada por Vítor Paneira (77 minutos).
Jogo disputado no Estádio 1.º de Maio, em Braga.
Sporting de Braga B-Tondela, 1-2.
Ao intervalo: 0-1.
Marcadores: 0-1, Calé, 4 minutos. 1-1, Diogo Ribeiro, 54. 1-2, Tozé Marreco, 77 (grande penalidade).
Equipas:
Sporting de Braga B
Tiago Sá, Leandro Albano (Artur Jorge, 66), Hugo Basto, Gonçalo, Diogo Coelho, Nikiema (Djibril, 46), Patrão, Nuno Valente, Diogo Ribeiro, Piquéti e Welthon (Erivaldo, 79).
Suplentes: Pedro Cavadas, Artur Jorge, Núrio, Djibril, Erivaldo, Leandro Kappel e Platiny).
Treinador: José Alberto Costa.
Tondela
Ricardo Andrade, Pedrosa, Carlos André, Palmeira, Dayvidson, Boubacar, Fábio Pacheco, Márcio Sousa (Pica, 90+1), Calé, Piojo (Amuneke, 90+2) e Tozé Marreco (Tiago Barros, 90+4).
Suplentes: Armando, Pica, João Vicente, Tiago Barros, Robson, Amuneke e Rúben Silvestre).
Treinador: Vítor Paneira.
Árbitro: Rui Costa (Porto).
Ação disciplinar: Cartão amarelo para Leandro Albano (27), Dayvidson (39), Carlos André (44), Nikiema (45+2), Pedrosa (50), Calé (64) e Márcio Sousa (90).
Assistência: cerca de 1.000 espetadores.