O Leixões alcançou esta sexta-feira a primeira vitória oficial da temporada, ao ganhar em casa do Paços de Ferreira, derrotado pelo segundo jogo consecutivo, por 2-1, na abertura da quinta jornada da Liga SABSEG.
A formação de Matosinhos aproveitou os erros defensivos dos pacenses no primeiro tempo para marcar por duas vezes, com golos de Paulité, aos 26 minutos, e de Adriano Amorim, aos 41', e conseguiu resistir depois à reação dos pacenses, que ainda reduziram por João Celeri, na recarga a uma grande penalidade, aos 85'.
O Paços entrou mal, sem conseguir ligar o jogo, e deu espaços bem aproveitados pelo Leixões, com Rafa a ter espaço para servir na frente os irrequietos Avto e, sobretudo, Paulité e Adriano Amorim.
Paulité concluiu uma boa jogada coletiva e fez o primeiro do jogo, aos 26', cruzando depois perto do intervalo para a finalização fácil de Adriano Amorim (41').
Os pacenses reagiram e foram superiores no segundo tempo, mas só conseguiram atenuar a desvantagem por Celeri, na recarga a uma grande penalidade por si cobrada, em lance mais duvidoso do que um anterior que Tiago Martins entendeu deixar passar.
Neste período, houve três bolas nos postes e mais emoção, com o Paços a jogar mais com o coração e o Leixões a revelar mais cabeça na defesa de um resultado que acabou por justificar.
Na tabela, o Leixões deixou os lugares de descida, ascendendo ao 11.º lugar, com mais cinco pontos, mais um do que o Paços, 12.º da geral.
A ficha de jogo
Jogo no estádio Capital do Móvel, em Paços de Ferreira.
Paços de Ferreira-Leixões, 1-2.
Ao intervalo: 0-2.
Marcadores:
0-1, Paulité, 26 minutos.
0-2, Adriano Amorim, 41'.
1-2, João Celeri, 85'.
Equipas:
- Paços de Ferreira: Marafona, Jójó (Luiz Carlos, 46'), Ícaro, Ferigra, Antunes, Marcos Paulo (Aldair, 46'), Welton Júnior (Chibozo, 65'), Uilton (Gorby, 80'), Matchoi, Cipenga e Rui Fonte (João Celeri, 65').
(Suplentes: Zé Oliveira, Aldair, Pedro Ganchas, Simão Rocha, Gorby, Luiz Carlos, Costinha, Chibozo e João Celeri).
Treinador: Ricardo Silva.
- Leixões: Stefanovic, João Amorim, Léo Bolgado, Rafael Vieira, Paulité (Danrlei, 77'), Wakaso (André Simões, 62'), Fabinho, Rafa, Henrique (Rafael Silva, 81'), Adriano Amorim e Avto (Ricardo Valente, 62').
(Suplentes: Ricardo Ribeiro, Danrlei, Rafael Silva, André Simões, Zag, Renato Luís, Moisés Conceição, Ricardo Valente e Moshood).
Treinador: Pedro Ribeiro.
Árbitro: Tiago Martins (AF Lisboa).
Ação disciplinar: Cartão amarelo para Jójó (44'), Wakaso (45'+3), Welton Júnior (48'), Aldair (67'), Ferigra (69'), Antunes (75'), Léo Bolgado (83'), Ricardo Valente (90'+5) e Matchoi (90'+5).
Assistência: 2.617 espetadores.
Paulo Alves também é hipótese para assumir o comando técnico do Marítimo
Ponto de viragem foi no início de outubro, altura em que os fogaceiros viram uma decisão judicial permitir que as equipas da SAD voltassem a utilizar o Marcolino Castro
Alvinegro beneficiou de ter minutos jogados que Bruno Almeida (Santa Clara)
Avançado do FC Porto B superou a concorrência de Witi (Nacional) e Roberto (Tondela)
Treinador tinha assinado contrato de 4 anos, tendo em vista qualificação para o Mundial
Internacional argentino fez revelação numa entrevista à revista à ‘Time’
Para o cargo de diretor desportivo
Novo desafio na Grécia para o treinador de 58 anos