O Desportivo das Aves recebeu e bateu este sábado o Marítimo B por 2-1, num encontro relativo à jornada inaugural da II Liga portuguesa de futebol da época 2014/15.
Os avenses estiveram melhor na primeira parte, altura em que marcaram os seus dois golos, através de Pedro Pereira, aos 30 minutos, de grande penalidade, e de Andrew, aos 34', respondendo os insulares na etapa completementar, com um golo de Filipe Oliveira, aos 52', também de penálti.
Relacionadas
Nos minutos iniciais, o Marítimo B ainda deu a sensação de que iria discutir o jogo, mas, aos poucos, a equipa anfitriã tomou conta das operações.
Com um futebol dinâmico e apoiado, o Aves apoderou-se então do meio-campo, ante um Marítimo B macio e algo apático, fez o 1-0 de grande penalidade, por Pedro Pereira (30). Quatro minutos depois marcou novamente, por Andrew, que aproveitou uma boa assistência de Pedro Pereira.
No segundo tempo, o Marítimo transfigurou-se, criou grandes problemas ao Aves e reduziu para 2-1 através de uma grande penalidade convertida por Filipe Oliveira, aos 52.
A situação piorou para o Aves com a expulsão de José Valente (64), devido a uma entrada dura e imprudente sobre Filipe Oliveira.
Quase sempre pelo lado esquerdo, os madeirenses aproveitaram a superioridade numérica e pressionaram fortemente o Aves com sucessivas investidas ofensivas, mas pecaram por notórias carências de finalização.
Nesse período difícil, o Aves raramente atacou, defendeu como pôde a sua baliza e beneficiou também da experiência e do acerto do veterano guarda-redes Quim, que nunca tremeu e transmitiu segurança quando a equipa mais precisou dele.
Quim segurou os três pontos para a sua equipa com uma grande defesa aos 83 minutos, desviando para canto um remate forte e muito perigoso de Filipe Oliveira, jogador que foi a unidade mais perigosa do conjunto visitante.
Jogo no Estádio do Clube Desportivo das Aves, na Vila das Aves.
Aves-Marítimo B, 2-1.
Marcadores: 1-0, Pedro Pereira, 30 minutos (grande penalidade). 2-0, Andrew, 34'. 2-1, Filipe Oliveira, 52' (grande penalidade).
- Aves: Quim, Leandro, Romaric, Ginho, Jorge Ribeiro, Luís Manuel, Grosso (Tito, 69'), Ruben Neves, Pedro Pereira (Perdigão, 73'), Andrew (Platiny, 70') e José Valente.
(Suplentes: Rui Faria, Tito, Perdigão, Renato Reis, Miguel Vieira, Diogo Pires e Platiny).
Treinador: Fernando Valente.
- Marítimo B: Sá, Tiago, Cristiano, Touré, Armando, Pana (Ibrahim, 77'), Gonçalo Dias (Amaro Neto, 61'), Carlos Daniel, Filipe Oliveira, Fábrio Abreu (Kenyn, 77') e Xavier.
(Suplentes: Rui Vieira, Igor Rossi, Ibrahim, Amaro Neto, Jake, Kenyn e Marcos).
Treinador: João Gonçalves.
Árbitro: Bruno Esteves (Setúbal).
Ação disciplinar: Cartão amarelo para Grosso (14'), Filipe Oliveira (19'), Cristiano (27'), Pana (29'), Leandro (51'), Xavier (87'), Ibrahim (90'+3) e Tito (90'+3). Cartão vermelho direto para José Valente (64').
Assistência: Cerca de 500 espetadores.
Presidente da SAD minhota garante que serviu de aprendizagem e realça a mudança de paradigma
Presidente do P. Ferreira não esconde fragilidade financeira dos castores
Médio contratado no último verão só surgiu uma vez na ficha de jogo
Em termos de capitais próprios, saldo situa-se nos 12 milhões e meio de euros positivos
Jonjo Shelvey já não se sente seguro em Inglaterra
Antigos colegas no Crystal Palace em rota de colisão
Stake Solbakken perdeu a paciência depois do empate frente à Nova Zelândia e não deixou nada por dizer
Sentiu cãimbra, foi auxiliado e substituído. Pouco depois viria a perder a vida