Os extremos tocaram-se nas Aves e os locais, até aí na liderança partilhada do campeonato com o Santa Clara, cedo assumiram a iniciativa.
A bola ao 'ferro' de Nenê, aos três minutos, ainda teve resposta do Vilaverdense, aos sete, num remate de Jair Semedo defendido com dificuldade por Pedro Trigueira, chamado novamente a intervir no subsequente pontapé de canto.
Foi a derradeira prova de vida do Vilaverdense no primeiro tempo, com o AVS a intensificar a pressão e a ameaçar o golo em dois momentos: Zé Ricardo voltou a encontrar o 'ferro', aos 13 minutos, e Luís Silva, aos 23, errou por pouco a baliza.
À terceira, o AVS marcou mesmo e pelo inevitável Nenê, aos 27 minutos: Anthony desviou ao primeiro poste um lançamento lateral da esquerda, com o avançado brasileiro, em antecipação, a meter o pé e a confirmar, depois, o golo, com a cabeça.
A segunda parte começou com oportunidades nas duas balizas, mas os guarda-redes levaram a melhor em remates de Zé Ricardo e Harramiz, que voltou a dar trabalho a Pedro Trigueira, aos 60 minutos, três antes de o AVS marcar o segundo.
Mercado arrancou pela direita e rematou colocado à entrada da área, Ivo Gonçalves defendeu para o lado e Nenê, em lance dividido com o defesa Rafael Viegas, fez a recarga vitoriosa.
O lance seria validado depois pelo videoárbitro e frustrou quaisquer esperanças dos forasteiros num resultado positivo.
Após este merecido triunfo, o quarto em cinco jogos, o AVS isolou-se, à condição, no primeiro lugar, com 13 pontos, enquanto o Länk Vilaverdense, que ainda não venceu, continua em último, com apenas um ponto.
Jogo no Estádio do Clube Desportivo das Aves, na Vila das Aves.
AVS - Länk Vilaverdense, 2-0.
Ao intervalo: 1-0.
Marcadores:
1-0, Nenê, 27 minutos.
2-0, Nenê, 63.
Equipas:
AVS: Pedro Trigueira, Léo Alaba, Anthony Correia, Clayton, Zé Ricardo (Edson Farias, 76), Jonatan Lucca, Bernardo Martins (Dioh, 87), Luís Silva, Vasco Lopes (João Amorim, 76), Nenê (Sangaré, 87) e Mercado (Carlos Daniel, 90+3).
(Suplentes: Simão Bertelli, Thiago Freitas, Edson Farias, Ricardo Dias, João Amorim, Dioh, Gustavo Mendonça, Carlos Daniel e Sangaré).
Treinador: Jorge Costa.
Länk Vilaverdense: Ivo Gonçalves, Rafael Viegas, Batista, Gustavo França, Armando Lopes, Ericson (André Soares, 71), Jair Semedo (João Caiado, 87), Boubacar (Simon, 80), Lénio (Momo Sacko, 80), Bruno Silva (Gonçalo Teixeira, 71) e Harramiz.
(Suplentes: Cajó, Laércio, Carlos Freitas, Maviram, Momo Sacko, João Caiado, André Soares, Gonçalo Teixeira e Simon).
Treinador: António Barbosa.
Árbitro: Gustavo Correia (AF Porto).
Ação disciplinar: Cartão amarelo para Batista (26), Jair Semedo (59), Bernardo Martins (59) e Momo Sacko (81).
Assistência: Cerca de 400 espectadores.
André Sabino chegou ao clube esta época depois de 4 anos de sucesso no Estoril
Guarda-redes do Feirense foi presenteado com uma camisola do clube com o nome da filha
Receção ao Marítimo, agendada para domingo, vai poder ter público nas bancadas
Guardião decisivo na passagem aos ‘oitavos’ da Taça de Portugal
Clube histórico foi relegado para a Taça Sul-Americana na próxima temporada
'The Times' diz que ideia será discutida na próxima reunião do organismo
Antigo jogador do Paris SG diz que o argentino mudou e se está a revelar
Treinador português orienta o Al Gharafa desde outubro do ano passado