Record

Belenenses sagra-se campeão

após vitória por 3-1 frente ao sporting B

Belenenses sagra-se campeão
Belenenses sagra-se campeão • Foto: PEDRO SIMÕES

O Belenenses sagrou-se este sábado campeão da Segunda Liga, após vencer por 3-1 o Sporting B, em jogo da 35.ª jornada.

Fernando Ferreira, aos 28 minutos, na marcação de uma grande penalidade, Freddy, aos 54, e o cabo-verdiano Kay, aos 84, assinaram os golos do Belenenses, enquanto o dinamarquês Seejou King, aos 62, reduziu para os leões.

A sete jornadas do fim do campeonato, o Belenenses soma 84 pontos, mais 22 do que o Arouca, segundo classificado, que hoje venceu por 2-0 na receção ao Santa Clara.

O Belenenses, que já tinha garantido a subida ao primeiro escalão do futebol nacional, sucede ao Estoril no historial da competição.

No domingo, o Leixões, terceiro classificado com 57 pontos, recebe o Desportivo das Aves, quarto com 54, no último jogo da ronda.

A festa fez-se cedo nas bancadas

A vitória da equipa de Belém começou a ser construída aos 28 minutos da primeira parte, através de uma grande penalidade, que castigou uma falta de Juary Soares a Fredy. Na conversão, Fernando Ferreira não deu hipóteses a Ventura, apesar de o guarda-redes "verde e branco" ainda ter adivinhado o lado.

Apesar de algum ascendente em termos de posse de bola, na altura do golo, o Belenenses pouco tinha feito para justificar a vantagem mas teve o mérito de aproveitar alguma inexperiência de Juary ao cometer a falta de forma tão descarada.

O jogo permaneceu morno até ao intervalo, destacando-se apenas um remate de Betinho, a cerca de 30 metros da baliza, que Matt Jones defendeu para canto.

A segunda parte manteve o ritmo calmo do primeiro tempo mas, aos 54 minutos, na recarga a um primeiro cabeceamento de Tiago Caeiro, Fredy colocou a bola pela segunda vez no fundo das redes da baliza defendida por Ventura.

Cinco minutos depois, o Belenenses podia ter voltado a marcar, mas Tiago Caeiro não chegou a tempo para fazer o desvio sobre a linha de baliza. Na resposta, Arias e Ponde combinaram pela direita e este último cruzou para o segundo poste, onde apareceu Seejoo King a reduzir para 2-1, quando estavam disputados 62 minutos.

Os leões acreditaram que ainda podiam discutir o jogo e, no minuto seguinte, Betinho, rematou ao poste. Era o melhor período da equipa do Sporting B, muito por culpa do adormecimento dos jogadores do Belenenses. Van Der Gaag mexeu na equipa e só aí a formação de Belém "voltou" ao jogo.

Aos 84 minutos, Kay respondeu da melhor maneira a um canto apontado por Fredy, o melhor jogador em campo, e fez, de cabeça, o terceiro golo da sua equipa. Após o final do encontro, os cerca de 500 adeptos do Belenenses presentes no recinto celebraram a conquista do título.

Jogo no Estádio Municipal de Rio Maior
Sporting B - Belenenses, 1-3.
Ao intervalo: 0-1
Marcadores: 0-1, Fernando Ferreira, 28 minutos (grande penalidade). 0-2, Fredy, 54. 1-2, Seejoo King, 62. 1-3, Kay, 84.

Equipas:
Sporting B:
Ventura, Santiago Arias, Juary Soares, Pedro Mendes, Mika, Zezinho, Kikas (Adelino Ié, 77), Seejoo King, Cristian Ponde (Nii Plange, 69), Gael Etock (Júlio Alves, 85) e Betinho. (Suplentes: Victor Golas, Júlio Alves, Edelino Ié, Francisco Geraldes, Ricardo Tavares e Nii Plange).
Treinador: José Dominguez.

Belenenses: Matt Jones, Duarte Machado, João Meira, Kay, Nelson, Desmarets (Yacine Si Salem, 77), Fernando Ferreira, Ricardo Alves, Tiago Silva (Arsénio, 89), Fredy e Tiago Caeiro (Diawara, 73). (Suplentes: Filipe Mendes, Arsénio, João Afonso, Yacine Si Salem, Rambé, Filipe Ferreira e Diawara).
Treinador: Mitchell Van Der Gaag.

Árbitro: Paulo Baptista (Portalegre)
Ação disciplinar: Cartão amarelo a Juary Soares (27), Zezinho (35), Kay (42), Arias (57) e Pedro Mendes (72).

Assistência: cerca de 1.000 espectadores.

48
Deixe o seu comentário

Últimas Notícias

Notícias
SUBSCREVA A NEWSLETTER RECORD GERAL
e receba as notícias em primeira mão

Ultimas de 2ª Liga

Notícias

Notícias Mais Vistas

M