O Beira Mar isolou-se este domingo no comando da Liga de Honra de futebol, com 29 pontos, mais três que o Santa Clara, ao vencer no Cartaxo o Carregado, por 2-0, em jogo da 15.ª jornada.
O Beira-Mar desde cedo mostrou ter uma equipa mais evoluída fisicamente e de outro campeonato. Enquanto a formação aveirense foi preparada para andar nos lugares cimeiros da Liga de Honra, o Carregado preparou-se para a 2.ª divisão e caiu por acaso no mesmo campeonato, sendo o "lanterna-vermelha" da prova.
O muito frio e a chuva tiraram público ao jogo e deram ao Estádio Municipal do Cartaxo um aspecto desolador.
O mau tempo também teve consequências no péssimo estado do relvado, que foi piorando ao longo do encontro.
Curiosamente, seria o Carregado por duas vezes a ter boas ocasiões de golo. Aos 28 minutos, um erro defensivo dos aveirenses fizeram com que o guarda-redes Bruno Conceição tivesse uma defesa atenta para canto e, aos 39 minutos, um remate de Miguel Rosa de fora da área obrigou Bruno Conceição a boa defesa.
O golo inaugural da autoria de Pedro Araújo (45') começou numa boa iniciativa de Artur pela direita e só a passividade de defesa da casa, permitiu um espaço enorme para Pedro Araújo abrir o activo.
A segunda parte principiou com o Carregado mais afoito e os jogadores do Beira-Mar tiveram de vestir o fato de macaco no lamaçal do Cartaxo.
Sempre com a partida controlada, os aveirenses aproveitaram a subida das linhas do Carregado para colocarem bolas nos rápidos jogadores da frente, com Rui Varela, e Elio a serem muito solicitados.
Aos 90 minutos, o Carregado perdeu todas as esperanças de chegar à igualdade. Topê dentro da área puxou Rui Varela. O avançado do Beira-Mar converteu a grande penalidade e fixou o resultado.
Ficha de jogo
Carregado - Beira-Mar 0-2
Estádio Municipal do Cartaxo
Assistência: cerca de 200 espectadores
Árbitro: André Gralha (Santarém)
Ação disciplinar: cartão amarelo para Elio (44'), João Pedro (45'), Ganhão (67'), Topê (90')
Carregado: Ernesto, Moisão, Topê, Pina, João Pedro, Ganhão (André Soares, 83'), Tomaz (Marco Baixinho, 59') Pedro Dionísio (Tiago Rente, 59'), Miguel Rosa, Mauro e Mário Sérgio
Beira-Mar: Bruno Conceição, Pedro Moreira, Hugo, Kanu, Igor Pita, Djamal, Artur (Wang, 86'), Rui Sampaio, Pedro Araújo (Cuco, 66'), Rui Varela e lio (Leandro Pimenta, 90'+1).
Siga as incidências deste jogo da 3.ª eliminatória da Taça de Portugal
Consulte as opções iniciais de José Mourinho e de Filipe Martins para o duelo de hoje
Treinador do Paços de Ferreira mede forças com os leões pela segunda vez na carreira
Treinador do Paços de Ferreira quer surpreender o detentor do troféu
Antigos colegas no Crystal Palace em rota de colisão
Jonjo Shelvey já não se sente seguro em Inglaterra
Médio que conquistou a Youth League pelo Benfica assinou contrato de dois anos com campeões luxemburgueses
Sentiu cãimbra, foi auxiliado e substituído. Pouco depois viria a perder a vida