O Beira Mar isolou-se este domingo no comando da Liga de Honra de futebol, com 29 pontos, mais três que o Santa Clara, ao vencer no Cartaxo o Carregado, por 2-0, em jogo da 15.ª jornada.
O Beira-Mar desde cedo mostrou ter uma equipa mais evoluída fisicamente e de outro campeonato. Enquanto a formação aveirense foi preparada para andar nos lugares cimeiros da Liga de Honra, o Carregado preparou-se para a 2.ª divisão e caiu por acaso no mesmo campeonato, sendo o "lanterna-vermelha" da prova.
O muito frio e a chuva tiraram público ao jogo e deram ao Estádio Municipal do Cartaxo um aspecto desolador.
O mau tempo também teve consequências no péssimo estado do relvado, que foi piorando ao longo do encontro.
Curiosamente, seria o Carregado por duas vezes a ter boas ocasiões de golo. Aos 28 minutos, um erro defensivo dos aveirenses fizeram com que o guarda-redes Bruno Conceição tivesse uma defesa atenta para canto e, aos 39 minutos, um remate de Miguel Rosa de fora da área obrigou Bruno Conceição a boa defesa.
O golo inaugural da autoria de Pedro Araújo (45') começou numa boa iniciativa de Artur pela direita e só a passividade de defesa da casa, permitiu um espaço enorme para Pedro Araújo abrir o activo.
A segunda parte principiou com o Carregado mais afoito e os jogadores do Beira-Mar tiveram de vestir o fato de macaco no lamaçal do Cartaxo.
Sempre com a partida controlada, os aveirenses aproveitaram a subida das linhas do Carregado para colocarem bolas nos rápidos jogadores da frente, com Rui Varela, e Elio a serem muito solicitados.
Aos 90 minutos, o Carregado perdeu todas as esperanças de chegar à igualdade. Topê dentro da área puxou Rui Varela. O avançado do Beira-Mar converteu a grande penalidade e fixou o resultado.
Ficha de jogo
Carregado - Beira-Mar 0-2
Estádio Municipal do Cartaxo
Assistência: cerca de 200 espectadores
Árbitro: André Gralha (Santarém)
Ação disciplinar: cartão amarelo para Elio (44'), João Pedro (45'), Ganhão (67'), Topê (90')
Carregado: Ernesto, Moisão, Topê, Pina, João Pedro, Ganhão (André Soares, 83'), Tomaz (Marco Baixinho, 59') Pedro Dionísio (Tiago Rente, 59'), Miguel Rosa, Mauro e Mário Sérgio
Beira-Mar: Bruno Conceição, Pedro Moreira, Hugo, Kanu, Igor Pita, Djamal, Artur (Wang, 86'), Rui Sampaio, Pedro Araújo (Cuco, 66'), Rui Varela e lio (Leandro Pimenta, 90'+1).
Presidente da SAD minhota garante que serviu de aprendizagem e realça a mudança de paradigma
Presidente do P. Ferreira não esconde fragilidade financeira dos castores
Médio contratado no último verão só surgiu uma vez na ficha de jogo
Em termos de capitais próprios, saldo situa-se nos 12 milhões e meio de euros positivos
Jonjo Shelvey já não se sente seguro em Inglaterra
Antigos colegas no Crystal Palace em rota de colisão
Stake Solbakken perdeu a paciência depois do empate frente à Nova Zelândia e não deixou nada por dizer
Sentiu cãimbra, foi auxiliado e substituído. Pouco depois viria a perder a vida