Fábrica de talentos com menos equipas

Objetivo é ter uma prova com 18 clubes em 2018/19

• Foto: Luís Vieira
O rosto da 2ª Liga vai mudar nos próximos anos. A Liga foi sensível às queixas dos clubes sobre o excesso de jogos disputados por época. Daí que tenha decidido reduzir gradualmente o número de participantes, à razão de dois por época, até se atingir o ideal de 18 equipas na temporada de 2018/19, embora por enquanto esteja apenas garantida a etapa anterior, com 20 em 2017/18.

A alteração foi aprovada pela Direção da Liga mas terá agora de ser ratificada pela FPF. A proposta, no entanto, não fica por aqui: a ideia é manter a aposta nas equipas B, transformando a 2ª Liga numa autêntica "fábrica de talentos", com a firme ideia de investir na formação de jovens jogadores, capazes de representar as Seleções Nacionais. A Liga concluiu que que o modelo atualmente em vigor tem afastado adeptos e patrocinadores, além da sobrecarga competitiva para os clubes.

A 2ª Liga passará também a ter um ‘naming’ próprio, mercê de um patrocinador a anunciar em breve, tal como aconteceu no passado e sucede atualmente com a Liga NOS, a Taça da Liga e a Taça de Portugal. Haverá ainda preços únicos para os encontros, um maior número de transmissões televisivas, bem como uma cada vez maior aposta na melhoria das condições dos estádios e relvados.

50 mil euros disponíveis

A verba de 50 mil euros colocada à disposição dos clubes com problemas imediatos de tesouraria será garantida com dinheiro da Taça da Liga e receitas provenientes da Taça de Portugal.

O presidente da Liga, Pedro Proença, explica o objetivo: "Somos sensíveis aos problemas que muitos clubes atravessam. Nunca perderemos o foco do rigor orçamental, tendo em conta as dificuldades que a instituição viveu nos últimos anos. Mas temos o apoio dos clubes como nosso eixo fundamental. Com a contribuição de todos, estamos a conseguir devolver à Liga essa missão fundamental de servir os clubes".
Por Miguel Pedro Vieira
Deixe o seu comentário

Últimas Notícias

Notícias
Subscreva a newsletter

e receba as noticias em primeira mão

ver exemplo

Ultimas de 2ª Liga

Notícias

Notícias Mais Vistas