O Penafiel subiu este domingo à terceira posição da Segunda Liga, ao vencer o aflito Freamunde, por 2-1, em jogo da 38ª jornada da prova, beneficiando da derrota do Varzim. O Penafiel soma os mesmos 59 pontos do Benfica B, quarto, e mantém a possibilidade matemática de regressar à Primeira Liga, uma vez que está a 12 pontos do Desportivo das Aves, segundo, quando faltam disputar quatro jogos e ainda vai visitar a formação avense.
Já o Freamunde permanece em zona de despromoção, no 20.º e antepenúltimo lugar, com os mesmos 39 pontos do Fafe, que hoje foi vencer a Vizela (1-0), após o segundo jogo sem vencer, num encontro em os seus jogadores protestaram por dois golos invalidados por fora de jogo.
No encontro, o Penafiel apresentou-se, naturalmente, mais organizado, encontrando pela frente um Freamunde bastante nervoso e com dificuldade em chegar ao caminho da baliza.
Nos primeiros 45 minutos, a formação anfitriã apenas conseguiu fazer um remate à baliza do Penafiel, ainda assim bastante ao lado.
O primeiro lance de perigo acabou apenas por acontecer já bem perto do intervalo, aos 42 minutos, por intermédio de Fernando que, num frente a frente com o guarda-redes do Penafiel, rematou à figura.
No entanto, e perto do intervalo, o Penafiel colocou-se em vantagem, após uma assistência de Romeu Ribeiro para Danilo, que dominou e atirou para o golo.
No segundo tempo manteve-se a tendência de superioridade dos penafidelenses e o golo da confirmação da vitória não tardou, com Danilo a servir Fernando, que, à saída do guarda-redes, picou a bola e fez um golo de bonito efeito.
Mesmo assim, o Freamunde foi crescendo no terreno e conseguiu reduzir a desvantagem aos 78 minutos por intermédio do recém-entrado Yero.
A resposta da formação orientada por Daniel Barbosa, que reclamou de dois golos invalidados por fora de jogo pelo árbitro Hélder Malheiro, acabou por se revelar tardia e infrutífera.
Jogo disputado no Estádio do SC Freamunde.
Freamunde - Penafiel, 1-2.
Ao intervalo: 0-1.
Marcadores:
0-1, Danilo, 43'
0-2, Fernando, 64'
1-2, Yero, 78'
Equipas:
-
Freamunde: Marco, Mika, Luis Pedro, Huguinho, Rui Rainho (Yero, 72), Leandro Pimenta, Vieira (Rui Sampaio, 58), Paulo Grilo, Diogo Ramos, Hipperdinger (Hassan, 46) e Fausto.
(
Suplentes: Danny, Yero, Rui Sampaio, Diogo Valente, Rodolfo, Hassan e Ivan Perez).
Treinador: Daniel Barbosa.
-
Penafiel: Ivo Gonçalves, Kalindi, João Paulo, Diouf, Pedro Araújo, Romeu Ribeiro, Rafa Sousa, André Fontes (Djibril, 90+1), Fernando (Hélio Cruz, 67), Fidelis e Danilo (Fábio Fortes, 90+1).
(
Suplentes: Tiago Rocha, Luis Dias, Pedro Ribeiro, Djibril, Hélio Cruz, Cesar e Fábio Fortes).
Treinador: Paulo Alves.
Árbitro: Hélder Malheiro (AF Lisboa).
Ação disciplinar: cartão amarelo para Kalindi (32), Huguinho (90+3) e Mika (90+5).
Assistência: cerca de 1.000 espetadores.