O Oriental venceu este domingo o Leixões por 2-1, em encontro da 21ª jornada da 2.ª Liga, naquela que foi a segunda derrota da formação de Matosinhos no Estádio do Mar.
A equipa da casa até começou melhor, com Yuanyi Li a inaugurar o marcador aos 15 minutos de jogo, mas, na etapa complementar, os lisboetas assinariam a reviravolta, com golos de Tom (56) e Roncatto (81).
Com este triunfo, o quarto consecutivo fora de portas para o Oriental (na II Liga), a formação de João Barbosa sobe ao 17.º posto da tabela, com 25 pontos, enquanto o Leixões, que tem apenas uma vitória nos últimos sete jogos, cai para a 19.ª posição.
Numa primeira parte com poucas ocasiões, valeu um bom momento protagonizado pelos leixonenses Novais e Yuanyi Li, com o médio português a descobrir o avançado chinês em boa posição e este a encostar para o fundo das redes, depois de uma grande receção (15).
Daí em diante, com a qualidade do futebol praticado a deixar muito a desejar, os "bebés do mar" só voltaram a ameaçar num lance em que Alemão surgiu frente-a-frente com o guardião adversário, no flanco direito, mas Mota chegou primeiro (24).
Do outro lado, os forasteiros só aos 45+2 minutos criaram algum "frisson", graças a remates de Leonel e Roncatto, com os visitantes a reclamarem, no primeiro caso, uma grande penalidade, por mão na bola de Pedro Pinto. No reatamento, o Oriental procurou adiantar-se mais no terreno e chegou ao empate aos 56, depois de Roncatto ter trabalhado bem na esquerda e cruzado para o remate certeiro de Tom.
A equipa de Horácio Gonçalves até esteve perto de repor a vantagem no marcador, quando Pedras, de primeira, rematou por cima (78), mas seriam os forasteiros a voltar a marcar, com Tom a servir Roncatto que, à saída de Chastre, assinou o 1-2 final.
Ao intervalo: 1-0.
Marcadores: 1-0, Yuanyi Li, 15 minutos. 1-1, Tom, 56. 1-2, Roncatto, 81.
Leixões:
Chastre, Gonçalo Graça (Moedas, 77), Pedro Pinto, Alabi, João Pedro, Novais, Cadinha, Orlando, Mendes (João Viana, int), Alemão e Yuanyi Li (Pedras, 64).
Suplentes: Ricardo Moura, João Viana, Zé Pedro, Pedro Tavares, Pedras, Moedas e Rui Cardoso.
Treinador: Horácio Gonçalves.
Oriental:
Mota, Amorim, Hugo Grilo, Daniel Almeida, João Pedro, Tom (Miguel Paixão, 90+3), Seidi, Valdo, Leonel (Ballack, 64), Mauro e Roncatto (Pedro Alves, 87).
Suplentes: Janota, Pedro Alves, Ballack, Rita, Córdoba, Henrique e Miguel Paixão.
Treinador: João Barbosa.
Árbitro: Marco Ferreira (Madeira).
Ação disciplinar: Cartão amarelo para Seidi (22), Amorim (37), Mauro (45+2), João Pedro [Oriental] (51), Daniel Almeida (54), João Viana (58), Orlando (62).
Assistência: Cerca de 1.000 espetadores.
Triunfo da Briosa por três golos sem resposta
Julius Avinus e Faissal apontaram os golos da vitória dos durienses
Pablo, Santi Garcia e Bermejo apontaram os golos dos galos
Formação de Matosinhos triunfou por 3-2 em Fão
Companhia aérea 'proibiu' música do defesa nos seus voos
Pressão sobre águias e dragões faz disparar gastos a Liga Betclic, defende economista João Duque
Médio jogou no Galatasaray com o extremo, que foi polémico ao apresentar-se no Fenerbahçe
Uche replicou, palavra a palavra, a publicação do jogador português nas redes sociais e só trocou... os clubes