Nortenhos têm manutenção praticamente assegurada...
O Leixões venceu este domingo o Tondela, por 1-0, em partida da 40.ª jornada 2.ª Liga, decidida com o golo de Fábio Zola, ainda na primeira parte.
Com este resultado, o Leixões praticamente assegurou a manutenção, enquanto, com este desaire, o Tondela ficou afastado da possibilidade de chegar ao terceiro lugar do campeonato, que dá acesso ao playoff da subida à Liga.
Relacionadas
O jogo começou repartido e quase sempre disputado a meio-campo, escasseando, por isso, as situações de golo criadas pelas duas equipas. Este cenário alterou-se a partir da meia hora quando Dally, na sequência de um passe longo de Tiago Barros, surgiu isolado frente a Chastre, permitindo, porém, a defesa ao guarda-redes da equipa matosinhense.
A esta ameaça real do Tondela respondeu o Leixões, aos 31 minutos, com o golo inaugural da partida, numa jogada em que Novais, pelo lado esquerdo, conseguiu ganhar a linha final, cruzando com acerto para a cabeça de Zola, a surgir solto de marcação no interior da área.
Quatro minutos depois, a equipa da casa esteve perto do segundo golo, mas Armando defendeu bem o remate exterior de Novais, após passe atrasado de Xavier. A dois minutos do intervalo, o Tondela desperdiçou a mais flagrante ocasião que conseguiu criar durante toda a primeira parte. Rafael Batatinha isolou-se perante o guarda-redes Chastre, ultrapassando-o, mas embrulhou-se depois com a bola, permitindo o corte da defensiva leixonense.
No primeiro minuto da segunda parte, o Leixões voltou a ameaçar o 2-0 num remate cruzado de Moreira, já no interior da área, com a bola a passar muito perto do poste da baliza do Tondela. Aos 63 minutos, Moreira conseguiu de novo ganhar espaço no interior da área adversária, voltando igualmente a não revelar pontaria afinada, rematando à malha lateral da baliza de Armando.
Nesta altura o Tondela arriscava tudo no ataque, com o técnico Álvaro Magalhães a prescindir do central Pica para apostar na criatividade ofensiva de Márcio Sousa. Na prática, pouco resultou dessa alteração, com o Leixões a segurar a vitória até ao final, beneficiando ainda do segundo cartão amarelo e consequente expulsão de Boubacar, aos 80 minutos.
Jogo no Estádio do Mar, em Matosinhos.
Leixões - Tondela, 1-0.
Ao intervalo: 1-0.
Marcadores: 1-0, Zola, 31 minutos.
Equipas:
Leixões: Chastre, Oto'o, Materazzi, Zé Pedro, João Pedro, Anderson, Novais, Xavier (Nélson Agra, 75'), Cadinha (Moedas, 62'), Moreira e Zola (Rui Coentrão, 64').
Suplentes: Jorge Batista, João Viana, Moedas, Rui Coentrão, Pedras, Pedro Pinto e Nélson Agra.
Treinador: Jorge Casquilha.
Tondela: Armando, Palmeira, Pica (Márcio Sousa, 67'), Deyvison, João Vicente, Fábio Pacheco, Boubacar, Tiago Barros, Jo (Lucas Romano, 55'), Rafael Batatinha e Dally (Rúben Silvestre, 89').
Suplentes: Ricardo Andrade, Pedrosa, Márcio Sousa, Edson, Robson, Lucas Romano e Rúben Silvestre.
Treinador: Álvaro Magalhães.
Árbitro: Hugo Miguel (Lisboa).
Ação disciplinar: Cartão amarelo para Xavier (61'), Boubacar (67' e 80'), Nélson Agra (77'), Materazzi (82'), Deyvison (89'), Armando (89') e Márcio Sousa (94'). Cartão vermelho por acumulação de cartões amarelos para Boubacar (80').
Assistência: cerca de 1.000 espectadores.
Carlos André Gomes abordou negócio com o grupo brasileiro REVEE, no valor de 15 milhões de euros
Guarda-redes ainda não tem clube e médio vai para o Javor Ivanjica, da Sérvia
Pretende recolocar o Chaves "no lugar de destaque que merece no panorama do futebol português"
Argentino 'empresta' imagem para jovens que sonham ser como ele
Partes encerraram parceria por mútuo acordo. Saídas de Vagiannidis e Ioannidis tiveram peso na decisão
Antigo jogador do Barcelona emite comunicado
Entrada a todo o gás da equipa dos Emirados na Champions Asiática 2