Liga propõe redução gradual do número de clubes já para a próxima época

Proposta será levada à Assembleia Geral

• Foto: LPFP

A Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) reúne-se em assembleia geral extraordinária no próximo dia 15, no Porto, para discutir a alteração aos quadros competitivos da 2.ª Liga, que passa pela redução progressiva do número de clubes.

A proposta a apresentar aos clubes, e já aprovada em sede da direção, prevê a diminuição gradual do número de clubes da 2.ª Liga, dos atuais 24 para 22, já na próxima época, e depois para 20 (2017/18) e eventualmente 18 (2018/19).

Em estudo está ainda a possibilidade de realizar um play-off a duas mãos entre o terceiro classificado da 2.ª Liga e o antepenúltimo da Liga NOS por uma vaga no principal escalão.

A LPFP, após um diagnóstico efetuado à prova, concluiu que o aumento para 24 equipas "criou problemas de equilíbrio financeiro nos clubes e diminuiu o interesse dos adeptos e dos órgãos de comunicação social".

O organismo defende, por isso, "a mudança de paradigma sem nunca duvidar do enorme potencial existente na competição, que reúne clubes com tradição e expressão nas comunidades locais e equipas B com a marca dos chamados grandes".

A Liga assume ainda que, ao contrário do pretendido, a aposta no jovem jogador português, abrindo-lhe um espaço de crescimento com qualidade, para atingir patamares competitivos mais elevados, tem estado aquém do desejado.

Nesse sentido, a direção propõe a introdução da obrigatoriedade gradual de inserção na ficha do jogo de um mínimo de jogadores sub-23, bem como de elementos formados localmente.

As alterações propostas, que têm que ser ratificadas pelos clubes em Assembleia Geral, "por forma a alterar os respetivos regulamentos, visam criar uma prova com mais valor, que desperte um maior interesse mediativo, com mais público, sustentável e atraente".

Por Lusa
Deixe o seu comentário

Últimas Notícias

Notícias
Subscreva a newsletter

e receba as noticias em primeira mão

ver exemplo

Ultimas de 2ª Liga

Notícias

Notícias Mais Vistas

Copyright © 2020. Todos os direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Cofina Media S.A. Consulte a Política de Privacidade Cofina.