Visitantes sofrem quarta derrota consecutiva e 1.ª Liga é, cada vez mais, uma miragem
O Mafra voltou esta segunda-feira às vitórias, ao bater em casa o Penafiel, por 4-2, em jogo da 29.ª jornada da 2.ª Liga em que operou a reviravolta para continuar na luta pela manutenção.
O Penafiel colocou-se em vantagem com um golo de Zé Leite (8 minutos) e um penálti convertida por Robinho (26'), mas ainda no primeiro tempo o Mafra chegou à igualdade com um bis de Etim (42' e 45'+1). Já na segunda parte, a equipa de Paulo Alves consumou a reviravolta com um golo de Nibe (61') e fixou o resultado por Bryan Róchez (68').
Com este triunfo, o Mafra mantém-se na última posição da tabela, mas agora com 24 pontos, a um da Oliveirense (25), penúltima, e a cinco do FC Porto B (29), que ocupa o lugar que dá acesso ao playoff de manutenção. Já o Penafiel, com 43 pontos, somou a quarta derrota consecutiva, a pior série da época, e complicou as contas de acesso à 1.ª Liga.
O jogo em Mafra arrancou praticamente com o primeiro golo do Penafiel, na sequência da marcação de um livre. Depois de cobrada a falta, Fraisl defendeu para a frente o forte remate e Zé Leite, na zona da marca de pénalti, fez a recarga de primeira e inaugurou o marcador.
Logo de seguida, Bryan Róchez esteve perto do empate, mas o remate, com a baliza deserta, saiu por cima da trave.
Apesar da boa reação da equipa mafrense, seria o Penafiel a dilatar a vantagem, numa grande penalidade a castigar uma cotovelada em André Silva. Robinho foi mais forte no frente a frente com Fraisl e enganou o guarda-redes.
Em último lugar da classificação e com uma desvantagem de dois golos, o Mafra tinha vida complicada, mas a reação foi formidável e começou com o 2-1 da autoria de Etim, que respondeu de cabeça a um canto marcado ao primeiro poste.
Mas o melhor estava por vir e ainda na primeira parte, já dentro do tempo de compensação, com Etim a bisar com um golaço: Lucas Gabriel cruzou de 'letra' e Etim, mais uma vez, apareceu ao segundo poste a confirmar o 2-2.
A reviravolta da equipa do convento chegou já no segundo tempo, novamente numa grande jogada. Depois de cruzamento para a área, Róchez tentou uma bicicleta, a bola acabou em Nibe e o médio rematou colocado para o seu primeiro golo no campeonato e a cambalhota no marcador.
O Penafiel parecia completamente perdido em campo e pouco tempo depois sofreu o 4-2, por Róchez. Na sequência de um contra-ataque e com nova assistência de Lucas Gabriel, a bola acabou na área e, depois de servido por Lucas Gabriel, o avançado hondurenho chutou ao ângulo e selou o 4-2 final e uma importante vitória para o Mafra na luta pela permanência nas ligas profissionais.
Jogo no Estádio Municipal de Mafra, em Mafra.
Mafra -- Penafiel, 4-2.
Ao intervalo: 2-2.
Marcadores:
0-1, Zé Leite, 08 minutos.
0-2, Robinho, 26.
1-2, Etim, 42.
2-2, Etim, 45+1.
3-2, Nibe, 61.
4-2, Róchez, 68.
Equipas:
- Mafra: Fraisl, Passi, Rossi, Diogo Capitão (Rodrigo Freitas, 89), Kauê Souza, Nibe (Falé, 83), Vítor Gonçalves, Beni Júnior, Bryan Róchez (John Kolawole, 83), Etim (Stanley Iheanacho, 90) e Lucas Gabriel (Rodri, 70).
(Suplentes: Ugboh, Rodri, Falé, Alamara Djabi, John Kolawole, Stanley Iheanacho, Rodrigo Freitas, Valter Monteiro e Gonçalo Barros).
Treinador: Paulo Alves.
- Penafiel: Miguel Oliveira, Miguel Maga, João Miguel, Rúben Pereira, Bruno Pereira (Gustavo Fernandes, 77), Ewerton (Tiago, 77), Reko (Edu Pinheiro, 88), Zé Leite (Jota, 88), Robinho, Fatai (Pedro Vieira, 65) e André Silva.
(Suplentes: Manuel Balde, Gustavo Fernandes, Pedro Vieira, Jota Silva, Edu Pinheiro, Francisco Teixeira, Tiago Rodrigues, Diogo Batista e Gonçalo Negrão).
Treinador: Hélder Cristóvão.
Árbitro: Flávio Lima (AF Lisboa).
Ação disciplinar: Cartão amarelo para Róchez (28), Nibe (29), Rossi (31), Fatai (45+3), Robinho (56 e 80), Zé Leite (56), Beni Júnior (56). Cartão vermelho para Robinho (80), por acumulação de cartões amarelos.
Assistência: Cerca de 700 espetadores.
Acordo prevê opção de compra pelos turcos
Emblema de Oliveira de Azeméis vai jogar pela primeira vez no seu estádio esta época
Treinador do Felgueiras prometeu uma equia à sua imagem diante dos encarnados
Técnico do FC Porto B considera fundamental igualar a agressividade da U. Leiria para um bom resultado
Diogo Dalot vai falhar o dérbi de domingo
Médio internacional português, de 32 anos, está muito perto de deixar o Besiktas e rumar ao emblema de Atenas
Sem opção de compra
Antigo internacional inglês analisa momento do Manchester United