Os viseenses entraram pior no jogo e estiveram em desvantagem, com o golo anotado por Rui Pedro, aos 22 minutos, mas conseguiram dar a volta ao resultado na segunda parte, com os tentos de Carter, aos 60', e de Ayongo, 83', um resultado que deu alguma folga ao Académico, agora no 13.º lugar, com 29 pontos, a oito do Penafiel, por agora no 8.º lugar.
Os locais juntaram ao domínio territorial inicial algumas aproximações (sem grande perigo) à baliza de Ricardo, que foi pouco Janota aos 22 minutos, numa deficiente abordagem de cabeça, fora de área, colocando a bola aos pés de Rui Pedro, que, em habilidade, ajeitou e levantou a bola, num chapéu de medidas certas.
O golo premiava a superioridade e melhor qualidade do Penafiel, que, aos 30 minutos, ensaiou um novo desenho ofensivo, com Bruno César a finalizar, na área, a jogada que iniciara, valendo Ricardo Janota a desviar para canto o forte e colocado remate.
Os pupilos de Zé Gomes procuraram acentuar os sinais de melhoria do final do primeiro tempo após o intervalo e acabaram beneficiados por alguma apatia defensiva do Penafiel, bem visível no lance do empate, aos 60 minutos.
Yuri conseguiu vencer a oposição de dois adversários na direita e servir na área do Penafiel Carter, que teve tempo e espaço para receber, rodar e rematar cruzado e rasteiro, batendo Emanuel Novo.
O golo deu confiança ao Académico e afetou o Penafiel, que acusou desgaste físico e reincidiu nos erros, outra vez evidentes no segundo golo dos viseenses, aos 83 minutos.
Ayongo, há pouco tempo em campo, aproveitou uma hesitação do guarda-redes Emanuel Novo e dos centrais do Penafiel para, de fora da área, devolver o chapéu no primeiro tempo e colocar o Académico em vantagem no marcador, algo que os locais, pelo quarto jogo consecutivo sem vencer, ainda tentaram contestar, mas sem grande sucesso.
---------------
Penafiel-Académico de Viseu, 1-2.
Ao intervalo: 1-0.
Marcadores:
1-0, Rui Pedro, 22 minutos.
1-1, Carter, 60.
1-2, Paul Ayongo, 83.
Equipas:
- Penafiel: Emanuel Novo, Capela, Dénis Duarte, Paulo Henrique (Pedro Soares, 84), Coronas, João Amorim (Júnior Franco, 78), David Caiado (Wagner, 67), Simãozinho, Bruno César, Rui Pedro e Robinho (Gustavo Henrique, 78).
(Suplentes: Luís Ribeiro, David Santos, Leandro Teixeira, Rafa Sousa, Júnior Franco, Gustavo Henrique, Wagner, Pedro Prazeres e Pedro Soares).
Treinador: Pedro Ribeiro.
- Académico de Viseu: Ricardo Janota, Tiago Mesquita, Pica, Mathaus, Jorge Miguel, Yuri Araújo (Paul Ayongo, 80), Fernando Ferreira (Paná, 70), Kelvin Medina, João Vasco (Joel,90+3), Carter e André Carvalhas (Diogo Santos, 81).
(Suplentes: Elísio, Rafael Melo, Joel, Filipe Soares, Diogo Santos, Jeremias Puch, Yang Sena, Paná e Paul Ayongo).
Treinador: Zé Gomes.
Árbitro: Fábio Veríssimo (AF Leiria).
Ação disciplinar: Cartão amarelo para Paulo Henrique (68), Paná (76), Mathaus (76) e Dénis Duarte (90+5).
Assistência: Jogo realizado à porta fechada devido à pandemia de covid-19.
Extremo tinha contrato até 30 de junho de 2024
Emblemas vão defrontar-se e ajudar Maria Flor, uma criança com uma doença muito rara
António Nobre e Rui Costa ausentes das escolhas do Conselho de Arbitragem; Luís Ferreira, VAR do Sporting-Gil Vicente, também de fora
Treinador está na Madeira para assinar contrato com o Marítimo
Internacional argentino fez revelação numa entrevista à revista à ‘Time’
Treinador tinha assinado contrato de 4 anos, tendo em vista qualificação para o Mundial
Treinador e federação já chegaram a acordo
Para o cargo de diretor desportivo