Penafiel-FC Porto B, 1-1: José Sá estreia-se e André Silva volta a marcar

Dragões seguram a liderança da Segunda Liga

• Foto: Carlos Gonçalves

O FC Porto B, que estreou José Sá, segurou a liderança da 2.ª Liga, ao empatar 1-1 no reduto do 'aflito' Penafiel, num encontro emocionante, com oportunidades e de resultado imprevisível da 30.ª jornada. O guarda-redes que iniciou a época no Marítimo não teve grande trabalho no Estádio 25 de Abril, mas não conseguiu impedir o golo de Aldair, em posição frontal na área, aos 68 minutos.

Ao anotar anotou o seu terceiro golo na prova, o avançado penafidelense repôs a igualdade, a quinta consecutiva do Penafiel pelo mesmo resultado no campeonato, depois de o inevitável André Silva, de cabeça, aos 30, ter adiantado os portistas no marcador.

Este lance foi muito contestado pelos 'azuis e brancos', alegando uma carga sobre Jorge Fernandes, que chegou mesmo a necessitar de assistência, replicando os protestos dos locais, por uma entrada sem bola de Victor Garcia, no limite da primeira parte, e apenas sancionada com cartão amarelo e um fora de jogo, aos 70, num lance que precedeu o derrube a Aldair na área portista.

Os 'meninos' de Luís Castro entraram a toda a velocidade no jogo e provaram em campo a razão da liderança no campeonato, com um futebol envolvente, em apoios, diagonais ou aberturas, explorando os corredores, mas também usando bem o espaço central.

O Penafiel demorou a ajustar-se a esta forma de jogar e, sobretudo, à velocidade imposta pelo adversário, só conseguindo libertar-se desta pressão aos 22 minutos, num remate de Diogo Melo, desviado num defesa, depois de Rúben Macedo, André Silva e Rodrigo, aos dois, 13 e 19 minutos, terem ameaçado o golo.

O ala Rúben Macedo, muito mexido no jogo, obrigou Coelho a uma defesa de recurso, aos 29 minutos, e, na sequência do pontapé de canto, André Silva, com grande classe, subiu mais alto na área e, de cabeça, fez a bola 'pingar' sobre toda a gente e desviar no 'ferro' antes de entrar na baliza penafidelense.

O resultado fazia justiça ao que se passava em campo, mas o Penafiel nunca se rendeu ao resultado e Yero, aos 36 minutos, desperdiçou uma boa oportunidade para restabelecer o empate.

Os locais reapareceram na segunda parte com Gonçalo Abreu no lugar do 'apagado' Mbala, seguindo-se Rui Miguel e João Martins, jogadores fortes no choque e com capacidade para segurar a bola, confirmando a disposição de Paulo Alves de mudar o rumo dos acontecimentos.

Ainda assim, Rúben Macedo, aos 46 minutos, podia ter resolvido o jogo, mas rematou fraco e à figura de Coelho, na área do Penafiel, um lance com repetição aos 67, mas, desta vez, valeu Kalindi a dar o corpo ao remate de João Graça e a evitar o segundo do FC Porto B.

Ismael viu o segundo amarelo aos 74 minutos, pouco depois do empate alcançado por Aldair, com um remate frontal por baixo de José Sá, após lançamento para a área portista, precipitando um final em que os rubro-negros tudo fizeram para virar o resultado e os 'azuis e brancos' procuraram responder em contra-ataque.

Com este empate no encerramento da 30.ª jornada, o FC Porto mantém-se em primeiro lugar, com 56 pontos, mais um do que o Feirense, que hoje venceu fora o Oriental (2-0), enquanto o Penafiel continua em zona de despromoção, com 34 pontos, em igualdade com Farense e Santa Clara, as primeiras equipas acima de 'linha de água'.

Jogo disputado no Estádio 25 de Abril, em Penafiel.

Penafiel-FC Porto B, 1-1.

Ao intervalo: 0-1.

Marcadores:

0-1, André Silva, 30 minutos.

1-1, Aldair, 68.

- Penafiel: Coelho, Kalindi, Amoreirinha, Pedro Ribeiro, Pedro Araújo, Diogo Melo, Tiago Barros (João Martins, 65), Aldair, Caetano, Mbala (Gonçalo Abreu, 46) e Yero (Rui Miguel, 52).

(Suplentes: Ivo Gonçalves, João Paulo, Djibril, João Martins, Gonçalo Abreu, Bata e Rui Miguel).

Treinador: Paulo Alves.

- FC Porto B: José Sá, Victor Garcia, Jorge Fernandes, Rui Moreira, Rodrigo, Tomás Podstawski, João Graça (Zitouni, 90+2), Omar, Rúben Macedo (Cláudio, 80), André Silva e Ismael.

(Suplentes: Caio, Palmer Brown, Zitouni, Leonardo, Cláudio, Sérgio Ribeiro e Chikhaoui).

Treinador: Luís Castro.

Árbitro: João Matos (Viana do Castelo).

Ação disciplinar: Cartão amarelo para Pedro Araújo (30), Victor Garcia (45+1), Ismael (58 e 74), Diogo Melo (65), Pedro Ribeiro (85), Jorge Fernandes (86) e André Silva (86). Cartão vermelho por acumulação de amarelos para Ismael (74).

Assistência: Cerca de 600 espetadores.

Por Lusa
Deixe o seu comentário

Últimas Notícias

Notícias
Subscreva a newsletter

e receba as noticias em primeira mão

ver exemplo

Ultimas de 2ª Liga

Notícias

Notícias Mais Vistas