Na primeira parte, o Penafiel impôs o ritmo, enquanto o Sporting mostrou muita dificuldade em penetrar na área adversária...
O Penafiel recebeu e venceu hoje o Sporting B, por 2-1, graças a dois golos de Mbala (13 e 61 minutos), em encontro da 42.ª e última jornada da 2.ª Liga.
A formação da casa garantiu, assim, um lugar na primeira metade na tabela, no nono lugar, cinco abaixo dos leões, pelos quais marcou Betinho, aos 56 minutos, que acabaram como a melhor das seis equipas B.
Relacionadas
Na primeira parte, o Penafiel impôs o ritmo, enquanto o Sporting mostrou muita dificuldade em penetrar na área adversária.
O golo dos locais apareceu com naturalidade, aos 13 minutos, com Paulo Roberto a assistir Mbala, que, isolado, bateu sem dificuldades o guardião leonino.
Diogo Viana podia ter apontado o segundo, aos 18 minutos, mas a bola saiu pouco ao lado da baliza sportinguista. Depois, foi Rafa quem tentou, por duas vezes, aos 23 e 24 minutos, mas Victor Golas estava atento.
O Sporting só chegou com perigo à baliza do Penafiel aos 28 minutos, mas Arias atirou ao lado.
Antes do intervalo, foi a vez de Paulo Roberto tentar aumentar a vantagem, com um remate de fora da área, que obrigou o guardião dos "leões" a esticar-se (38 minutos).
Na segunda parte, a partida ficou mais equilibrada, com o Sporting B a mostrar mais discernimento na hora de atacar - remates de Podence (49 minutos) e Betinho (51) -, mas a defesa penafidelense estava bem organizada.
O golo do empate acabaria por acontecer, aos 56 minutos, por intermédio de Betinho, após uma falha da defensiva do Penafiel, ainda que sem culpas para o guarda-redes estreante Nuno Santos.
O Penafiel não se conformou e quis voltar ao comando da partida para terminar o campeonato a oferecer uma vitória aos seus adeptos, algo que, em casa, já não conseguia, desde a jornada 33 (2-0 sobre o campeão Belenenses).
E Mbala fez o segundo, "bisando", aos 61 minutos, de cabeça, com Golas já batido.
Até ao final da partida, destaque para as tentativas de Rui Miguel (68), Ferreira (77) e Diogo Viana (85), para o Penafiel, e de João Mário (72), para o Sporting B.
Antes do final do encontro, mesmo em cima do minuto 90, Vítor Bruno ainda viu cartão vermelho direto por falta muito dura sobre Luís Cortez.
Jogo no Estádio Municipal 25 de Abril, em Penafiel
Penafiel - Sporting B, 2-1
Ao intervalo: 1-0
Marcadores:
1-0, Mbala, 13 minutos
1-1, Betinho, 56
2-1, Mbala, 61
Equipas:
Penafiel: Nuno Santos, Gabriel, Leomar, Pedro Santos, Vítor Bruno, Rafa, Ferreira, Sérgio Organista (Robson, 59), Paulo Roberto (Rui Miguel, 53), Diogo Viana (Coronas, 86) e Mbala
(Suplentes: Tiago, Joel, Rui Miguel, Aldair, Fernando, Coronas e Robson)
Treinador: Miguel Leal
Sporting B: Vítor Golas, Arias, Pedro Mendes, Tobias Figueiredo (Luís Cortez, 80), Juary Soares (Chaby, 59), Mica, Kikas, Daniel Podence, João Mário, Seejou King e Betinho
(Suplentes: Luís Ribeiro, Chaby, Luís Cortez, Ricardo Tavares e Fokobo)
Treinador: José Dominguez
Árbitro: Rui Silva (Vila Real)
Ação disciplinar: Cartão amarelo para Seejou King (40), Pedro Santos (41), Paulo Roberto (45), Rui Miguel (55), Robson (73) e Rafa (86). Cartão vermelho direto para Vítor Bruno (90)
Assistência: Cerca de 1.000 espetadores
Triunfo por 2-0, em encontro disputado em Trás-os-Montes
As declarações do treinador do Vizela após eliminação na Taça de Portugal
Tamble não desperdiçou penálti em cima dos 90' e garantiu triunfo
Treinador do Leixões promete "máxima seriedade" na visita à Naval
Mensagem em vídeo de pouco mais de um minuto publicado no Instagram
Argentino 'empresta' imagem para jovens que sonham ser como ele
Luca Zidane vai representar país dos avós