Com um 'bis' de Vargas ainda na primeira parte (19 e 35 minutos) e os golos de Jorge Teixeira (86) e Jardel (90) na segunda metade, a equipa de Santa Maria da Feira foi sempre mais assertiva que um adversário pouco pressionante, e que sofreu os dois tentos finais quando estava reduzida a 10 elementos, pela expulsão de Aderllan Santos (76).
Com este resultado, o Feirense 'roubou' o primeiro lugar da prova ao Rio Ave, somando agora 15 pontos, enquanto que os vila-condenses caíram para o segundo posto, com os mesmos 13.
No duelo que opôs o mais concretizador ataque do campeonato, detido pelos locais, e a mais eficaz defesa da prova, representada pelos 'fogaceiros', o equilíbrio até foi a nota dominante nos primeiros minutos, com as equipas a não conseguirem criar desequilíbrios.
O Rio Ave ainda chegou a ter uma oportunidade para 'desatar o nó', quando Gabrielzinho aproveitou uma saída imprudente do guardião contrário Arthur, num lance que não teve sequência, mas acabou por ser o Feirense a mostrar maior eficácia, com Vargas a revelar instinto 'matador'.
O jovem avançado colombiano, de 19 anos, teve frieza necessária para, entre a defesa contrária, inaugurar o marcador logo aos 19 minutos, e aos 35 assinou o 'bis', num desvio a um cruzamento do Fábio Espinho.
Os vila-condenses ainda tentaram uma reação no arranque da segunda metade, com Pedro Mendes a obrigar o guarda-redes Arthur a defesa apertada com os pés e Pedro Amaral a rematar de longe e levar ainda a bola tocar na barra, mas, apesar de mais pressionantes, os anfitriões nunca foram avassaladores.
Já o Feirense foi segurando os ímpetos contrários, e a partir dos 76 minutos, quando o central do Rio Ave Aderllan Santos recebeu o cartão vermelho, por acumulação, ganhou espaço extra para explorar o contra-ataque, conseguindo, em dois venenosos golpes, dar tons de goleada ao triunfo por intermédio dos golos de Jorge Teixeira e Jardel, que fixaram o 4-0 final.
Jogo no Estádio do Rio Ave FC, em Vila do Conde.
Rio Ave-Feirense, 0-4
Ao intervalo: 0-2
Marcadores:
1-0, Vargas, 19 minutos.
2-0, Vargas, 35.
3-0, Jorge Teixeira, 86.
4-0, Jardel, 90.
Equipas:
Rio Ave: Jhonthan, Costinha (Sylla, 64) Aderllan Santos, Hugo Gomes, Pedro Amaral, Zimbabwe (Rúben Gonçalves, 46), Guga (Ângelo Menezes, 90+1), Joca (Aziz, 46), Zé Manuel (Ukra, 64), Pedro Mendes e Gabrielzinho.
(Suplentes: Leo Vieira, Ângelo Menezes, Sylla, Ukra, João Graça, Rúben Gonçalves, Nuno Namora, Fábio Ronaldo e Aziz)
Treinador: Luís Freira.
Feirense: Arthur, João Pinto (Manu, 75), Ícaro Silva, Bruno (Cláudio Silva, 46), Diga, Washington, Samuel Teles (João Paulo, 60), Zé Ricardo, Latyr, Fábio Espinho (Jardel, 75) e Vargas (Jorge Texeira, 59).
(Suplentes: Brígido, Manu, João Paulo, Steven, André Rodrigues, Jardel, Jorge Teixeira, Cláudio Silva e Tiago Dias).
Treinador: Rui Ferreira.
Árbitro: Ricardo Baixinho (AF Lisboa).
Ação disciplinar: Cartão amarelo para Brígido (41) (no banco), Aderllan Santos (53 e 76) João Pinto (65), Pedro Amaral (72) e Zimbabwe (74)(no banco). Cartão vermelho por acumulação para Aderllan Santos (76).
Assistência: Cerca de 1.500 espetadores.
Guardião deixa em definitivo a Luz para jogar no Vilafranquense
Guilherme acompanhou os viriatos na preparação da pré-época
Tal como o internacional português, chegou ao Benfica após encantar nos juniores do Sintrense
Extremo chegou em março ao clube
Acompanhe todas as movimentações em Portugal e nos principais campeonatos do Mundo
Acompanhe todas as movimentações em Portugal e nos principais campeonatos do Mundo
No dia em que mago francês completa 50 anos, português recorda passagem pelo Bordéus
Presidente honorário do Bayern Munique critica postura dos catalães no mercado de verão