Record

As contas da permanência na 2.ª Liga: sete equipas fogem a lugar indesejado

Pode haver necessidade de recorrer a um campeonato a sete para decidir quem desce de divisão

Benfica B tem vantagem sobre toda a concorrência
• Foto: Paulo Calado

À entrada para a derradeira jornada da 2ª Liga, o Nacional já se sagrou campeão, o Santa Clara já garantiu a subida e Real, Gil Vicente e Sporting B já não fogem à despromoção. Mas ainda falta saber qual será a quarto conjunto a descer de divisão. E nessa luta estão sete equipas, que tudo farão para escapar a essa posição indesejada. Varzim (47 pontos), Famalicão (47), Oliveirense (46), Benfica B (46), Sp. Covilhã (46), Sp. Braga B (44) e U. Madeira (44) ainda não podem respirar de alívio e, mesmo pontuando na última ronda, podem cair para o Campeonato de Portugal.

Além desta, existem mais duas curiosidades sobre a jornada 38. A primeira é que não irá haver nenhum confronto direto entre estas equipas; e a segunda é que a conjugação de resultados pode determinar que sete conjuntos fiquem empatados, com 47 pontos, no final do campeonato. E como é que isto é possível? Varzim e Famalicão teriam de perder os seus jogos, Oliveirense, Benfica B e Sp. Covilhã empatarem e Sp. Braga B e U. Madeira somarem os três pontos.

Com isto, o fator de desempate seria os pontos que cada uma destas equipas amealhou nos confrontos entre si. Aquilo a que se poderá chamar-se um ‘campeonato a sete’. Neste cenário – improvável, devido à combinação de resultados necessária, mas não impossível de acontecer –, quem acabaria por descer ao Campeonato de Portugal seria o Varzim, que, curiosamente, é quem parte mais bem classificado para a derradeira jornada.

Quem domina este campeonato é o Benfica B, que somou 27 dos 42 pontos possíveis nos confrontos com estes adversários. Em relação à situação do U. Madeira, primeira equipa abaixo da 'linha de água', a derrota não implica necessariamente a descida, visto que um eventual desaire do Sp. Braga B por números escandalosos frente ao Sporting B, pode ditar que sejam os minhotos a serem relegados para o Campeonato de Portugal. Por exemplo, uma derrota do U. Madeira por 1-0 e derrota do Sp. Braga por 7-0 dita a descida da formação secundária dos bracarenses, visto que as equipas estão empatadas no confronto direto e existe uma diferença no golo average de 5 tentos.

Esta promete ser uma jornada de emoções, em que seis equipas vão festejar a permanência, enquanto uma acabará por cair no lugar mais indesejado.

Por Pedro Filipe Pinto
Deixe o seu comentário
SUBSCREVA A NEWSLETTER RECORD GERAL
e receba as notícias em primeira mão

Ultimas de 2ª Liga

Notícias

Notícias Mais Vistas

M