O Sp. Covilhã e a Oliveirense empataram este domingo 1-1, com golos de João Amorim (77 minutos), para os aveirenses, e Fatai (83'), de penálti, para os locais, em encontro da 23.ª jornada da 2ª Liga de futebol.
O resultado deixa a formação visitante ainda em zona de despromoção e há sete jogos sem vencer, enquanto os serranos mantêm o nono lugar.
A primeira metade foi combativa, com ambas as equipas a privilegiarem o momento defensivo, com pouco espaço concedido e a Oliveirense, sobretudo, a tentar tirar partido do vento forte favorável, com remates de longe.
O emblema de Oliveira de Azeméis foi quem criou as melhores ocasiões para marcar, a mais flagrante aos seis minutos, quando o cruzamento largo de Diogo Valente foi desviado pelo vento para a baliza de Igor Rodrigues. A bola passou por cima do guardião serrano e bateu no poste.
João Amorim também tentou a sorte de longe, por cima, e Riascos, aos 14 minutos, viu Igor Rodrigues defender para canto o cabeceamento do colombiano. O guarda-redes dos leões da serra voltou a estar em evidência quando travou o remate de Ricardo Tavares.
A resposta chegou por Reinildo. Servido por Makouta, o moçambicano isolou-se, mas permitiu a mancha de Júlio Coelho. Antes do descanso, Índio esteve em boa posição para inaugurar o marcador, mas demorou e perdeu espaço.
No reatamento, foi o Sp. Covilhã a atirar ao poste, logo aos 48 minutos, num cabeceamento de Adul Seidi. Pouco depois, quando estavam jogados 62', os serranos voltaram a ver o poste negar-lhe o golo, quando, num ataque rápido, Fatai cruzou para Reinildo e o jogador emprestado pelo Benfica voou para o cabeceamento, que acertou novamente no poste direito.
No lance seguinte, num contra-ataque, faltou a pontaria a Sérgio Ribeiro.
Com as linhas mais subidas, mais pressionante e com mais ritmo, o Sp. Covilhã surgiu no segundo tempo como a equipa mais perigosa e Reinildo voltou a obrigar à intervenção do guardião visitante, aos 67 minutos.
No melhor período dos leões da serra, foi a Oliveirense a marcar, por intermédio de João Amorim, que recebeu o cruzamento de Diogo Valente e, de primeira, rematou forte, aos 77 minutos. Igor Rodrigues ainda tocou na bola, mas não a conseguiu agarrar.
Seis minutos depois, o Sp. da Covilhã empatou, num penaltie convertido por Fatai, a sancionar falta de Ricardo Tavares sobre Seidi.
Nos últimos minutos, a Oliveirense tornou-se uma equipa mais agressiva e criou perigo em bolas paradas, embora Vitó, na outra baliza, também tenha tentado desfazer a igualdade, sem sucesso.
Jogo no Estádio Santos Pinto, na Covilhã.
Sporting da Covilhã - Oliveirense: 1-1
Ao intervalo: 0-0
Marcadores:
0-1, João Amorim, 77 minutos
1-1, Fatai, 83 (penálti)
Sp. Covilhã: Igor Rodrigues, João Dias, Zarabi, Gerson, Paulo Henrique, Makouta (Vitó, 80'), Gilberto, Índio (Renato Reis, 85'), Reinildo (Hudson, 69'), Fatai e Adul Seidi.
(Suplentes: Vítor São Bento, Joel, Renato Reis, Abalo, Vitó, Hudson e Raul).
Treinador: José Augusto.
Oliveirense: Júlio Coelho, Alemão, Manuel Godinho, Sérgio Silva, Ricardo Tavares, Filipe Gonçalves, João Amorim, João Mendes (Boukassi, 72'), Ribeiro (Serginho, 69'), Diogo Valente e Brayan Riascos.
(Suplentes: Victor Jenné, Rafa, Clayton, Boukassi, António Oliveira, Serginho e João Sousa).
Treinador: Pedro Miguel.
Árbitro: Daniel Cardoso (AF Aveiro)
Ação Disciplinar: Cartão amarelo para Gerson (20), Ricardo Tavares (31) e Filipe Gonçalves (41).
Assistência: Cerca de 400 espetadores.