Três jornadas que valem 5 milhões

Diferença gigante entre disputar a 1ª ou a 2ª Liga. Duas das cinco equipas terão acesso ao 'jackpot'

Três jornadas para terminar a 2ª Liga e ainda não há qualquer equipa com a subida garantida. Cinco lutam por dois lugares de acesso ao escalão principal, três não o vão conseguir. A diferença entre as duas hipóteses é enorme, como Record apurou. Em receitas de patrocinadores, bilheteiras e, principalmente, nos direitos televisivos é gigante, visto não estarmos a falar de clubes de topo. Por outras palavras, os últimos 270 minutos da época vão decidir quais os dois clubes que na próxima temporada vão ganhar mais 5 milhões de euros do que os outros três.

Os valores apurados são os estimados nesta altura, até porque quem está agora na 2ª Liga não sabe os números certos que vai receber na NOS, em 2018/19. O valor mais substancial diz respeito às receitas de televisão. Basta pensar que em cada jornada só há transmissão direta de um jogo da 2ª Liga (excetuando nos canais dos clubes) e no escalão principal todos os jogos passam na TV.

Por isso, só em direitos televisivos um clube passa de valores a rondar o meio milhar de euros para 3,5 ou 4 milhões de euros por época. Para percebermos melhor o significado deste valor basta pensar nos orçamentos apresentados no início desta época por alguns clubes. Belenenses, Tondela e Portimonense, por exemplo, anunciaram um orçamento de 2,5 milhões de euros...

Além de outros patrocínios, as receitas de bilheteira também têm peso importante na diferença entre escalões, o que se percebe facilmente pelas visitas de Benfica, FC Porto e Sporting. O Penafiel, por exemplo, prevê um aumento na ordem dos 500 por cento.

Por Miguel Amaro
Deixe o seu comentário

Últimas Notícias

Notícias
Subscreva a newsletter

e receba as noticias em primeira mão

ver exemplo

Ultimas de 2ª Liga

Notícias

Notícias Mais Vistas

Copyright © 2020. Todos os direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Cofina Media S.A. Consulte a Política de Privacidade Cofina.