Em duelo entre duas equipas com objetivos distintos para a reta final do campeonato, a formação da Trofa começou na frente do marcador por Maiga (17 minutos), mas permitiu ao Estrela da Amadora dar a volta ao resultado, com um bis de Kikas (31 e 52), antes de Andrezinho sentenciar o empate nos instantes finais (90+4). No 17.º lugar, o Trofense partia para este jogo moralizado por um dos melhores momentos na difícil temporada, tendo pontuado e não sofrido qualquer golo nas últimas três partidas, e vencer permitiria ficar à frente da BSAD na luta pela manutenção.
Por sua vez, o Estrela da Amadora vinha de uma derrota frente ao Moreirense, que permitiu aos minhotos festejarem o título, ocupando o terceiro lugar, e a ultrapassagem ao Farense a permitiria alcançar o lugar de promoção direta.
A equipa da casa surpreendeu os tricolores e entrou com mais intensidade na partida e foi somando algumas aproximações perigosas para a baliza de Bruno Brígido, como o cabeceamento de Henrique Pachu, logo no primeiro minuto.
Os trofenses conseguiram o primeiro golo da partida, aos 17 minutos, na sequência de um pontapé livre estudado, em que Tiago André passou para Tiago Ferreira, que 'picou' a bola para um notável remate de primeira de Maiga, num grande momento de futebol. O empate do Estrela da Amadora chegou aos 31 minutos, num lance em que Ronaldo Tavares se isolou, após um excelente passe a 'rasgar' de Latyrr Fall, e tocou a bola para Kikas, que apenas teve de encostar para o fundo das redes. No período de descontos do primeiro tempo, houve ainda tempo para a formação de Sérgio Vieira ficar muito próxima do golo, num remate ao poste de Mário Balbúrdia.
O Estrela da Amadora fez das suas intenções pela subida bem claras e dominou a etapa complementar, com o segundo golo de Kikas, através de uma grande execução técnica de um 'chapéu' sobre Tiago Silva (52 minutos), a consumar a reviravolta no marcador.
Mesmo a fechar a partida, sem que nada o fizesse prever, o Trofense chegou à igualdade final, por Andrezinho, num grande remate fora da área, na sequência de um alívio da defensiva dos lisboetas, para um enorme alvoroço dos adeptos caseiros, conscientes da importância que o golo pode ter nas contas finais do campeonato.
Com a igualdade, o Trofense mantém o 17.º lugar com 29 pontos, em dificuldades para chegar à manutenção, enquanto o Estrela é terceiro, com 60, e está na luta pela subida direta à I Liga.
Jogo no Estádio Clube Trofense, no Porto.
Trofense -- Estrela da Amadora, 2-2.
Ao intervalo: 1-1.
Marcadores:
1-0, Issoufi Maiga, 17 minutos.
1-1, Kikas, 31.
1-2, Kikas, 52.
2-2, Andrezinho, 90+4.
Equipas:
- Trofense: Tiago Silva, Marcos Valente, Tiago Ferreira, Simão Martins, Tiago Manso (Erivaldo, 58), Vasco Rocha, Hélder Morim (Daniel Liberal, 66), Tiago André, Mozino, Henrique Pachu (Andrezinho, 66) e Issoufi Maiga.
(Suplentes: Miguel Santos, Daniel Machado, Daniel Liberal, Martim Maia, Andrezinho, Schürrle, Erivaldo e Wesley Tanque).
Treinador: Pedro Rodrigues.
- Estrela da Amadora: Bruno Brígido, Kialonda Gaspar, Rui Correia (Mário Balbúrdia, 33), Erivaldo Almeida (Johnstone Omurwa, 64), Jean Felipe, Vitó, Latyr Fall (Sebastián Guzmán, 76), Mansur, Kikas, Ronaldo Tavares (João Silva, 76) e Regis Ndo (Ronald Pereira, 63).
(Suplentes: António Filipe, Hevertton Santos, Johnstone Omurwa, Sebastián Guzmán, Mário Balbúrdia, Diogo Salomão, Ronald Pereira, Capita e João Silva).
Treinador: Sérgio Vieira (substituído no banco por Luís Matos, devido a suspensão).
Árbitro: Luís Godinho (AF Évora).
Ação disciplinar: Cartão amarelo para Pachu (04), Latyr Fall (21), Rui Correia (24), Tiago André (45+3), Mansur (45+4), Régis Ndo(57), Erivaldo Almeida (58), Kialonda Gaspar (83), Guzmán (84), Tiago Ferreira (85) e Issoufi Maiga (86).
Assistência: cerca de 700 espetadores.
Em apenas nove jogos, brasileiro já atingiu os máximos de carreira em golos e assistências
André Sabino chegou ao clube esta época depois de 4 anos de sucesso no Estoril
Guarda-redes do Feirense foi presenteado com uma camisola do clube com o nome da filha
Receção ao Marítimo, agendada para domingo, vai poder ter público nas bancadas
Clube histórico foi relegado para a Taça Sul-Americana na próxima temporada
Antigo jogador do Paris SG diz que o argentino mudou e se está a revelar
Treinador português orienta o Al Gharafa desde outubro do ano passado
CR7 ‘rejeita’ um penálti e sofre lesão no pescoço no dia em que o Al Nassr se apura para os oitavos