Até ao apito final, destaque para um remate de longe de Tiago André, que rasou o poste e uma grande defesa de Rodrigo Moura a remate de Heliardo, que segurou os três pontos e a estreia vitoriosa do treinador Sérgio Machado.
O Trofense venceu esta segunda-feira o Varzim 1-0, apesar de mais de uma hora reduzido a 10 após expulsão de Djalma e interrompeu a série de 11 jogos sem triunfos, na 31.ª jornada da Liga Sabseg.
Achouri marcou o único golo do encontro, aos 53 minutos, já depois de o internacional angolano ter visto o cartão vermelho direto, aos 30 minutos, na estreia a titular, um resultado que permitiu a permuta de lugares com os poveiros e deixa o Trofense um ponto acima da 'linha de água'.
Sem vencer há 11 jogos, os homens da Trofa receberam a formação de Pedro Miguel, que vinha motivada pelas quatro vitórias nos últimos seis jogos e que a relançaram na procura de disputar mais um ano no segundo escalão do futebol português.
Perante uma lotação esgotada, os poveiros entraram melhor e rondaram desde cedo a baliza adversária, ameaçando o golo num cabeceamento de Cássio e um remate de primeira de Murilo.
Além do nervosismo, os anfitriões exibiam dificuldades em sair em apoio e, como resultado, raras vezes ultrapassaram o meio-campo com a posse de bola controlada, numa tarefa que se viria a complicar depois do cartão vermelho direto a Djalma, na sua estreia a titular, depois de uma entrada perigosa sobre André Micael.
Até ao intervalo, destaque para um contra-ataque rápido conduzido por Murilo, Tomás Silva cruzou ao segundo poste e Tiago André, mais rápido, evitou o golo certo dos poveiros, que poderia ter surgido em novo remate de 'ressaca' de Murilo, mas Rodrigo Moura estava atento e desviou para canto.
Sem alterações ao intervalo, as duas equipas regressaram ao relvado com mudança no ímpeto dos trofenses, mas voltou a ser o Varzim a criar perigo, numa combinação entre Zé Tiago e Murilo, o brasileiro devolveu ao português, que entrou na área e, com tudo para fazer o golo, atirou ao lado.
Na resposta, uma jogada de insistência no flanco direito permitiu o cruzamento de Tito Júnior, que atravessou toda a área e caiu nos pés de Achouri, que, com um remate de primeira, 'fuzilou' a baliza e deixou Ricardo 'pregado' para apontar o único golo do encontro.
Mesmo em desvantagem numérica, os 'caseiros' ficaram perto de aumentar três minutos depois, mas Gustavo Furtado não teve arte nem engenho para aproveitar o passe de Tiago André, que o isolou perante Ricardo, permitindo a defesa do 'guardião'.
Até ao apito final, destaque para um remate de longe de Tiago André, que rasou o poste e uma grande defesa de Rodrigo Moura a remate de Heliardo, que segurou os três pontos e a estreia vitoriosa do treinador Sérgio Machado.
Jogo realizado no Estádio do Clube Desportivo Trofense, na Trofa.
Trofense-Varzim: 1-0.
Ao intervalo: 0-0.
Marcador:
1-0, Achouri, 53 minutos.
Equipas:
- Trofense: Rodrigo Moura, Tito Júnior, João Paulo, Simão Martins, Tiago André, Vasco Rocha, Matheus Índio (Beni, 87), Gustavo Furtado (Nurettin, 69), Bruno Almeida (Andrezinho, 87), Achouri (Keffel, 90) e Djalma.
(Suplentes: Vítor São Bento, Keffel, Daniel Liberal, Rodrigo Ferreira, Benim, Nurenttin, Andréeinho, Capita e Bruno Moreira).
Treinador: Sérgio Machado.
- Varzim: Ricardo, Leandro Silva (George Ofosu, 79), André Micael, Cássio, João Reis, Luís Silva (Nuno Valente, 64), Zé Carlos (Raí Ramos, 86), Murilo (Heliardo, 64), Zé Tiago, Tomás Silva e Agdon (Tavinho, 64).
(Suplentes: Isma, Raí Ramos, Rafael Assis, Nuno Valente, André Leão, Heliardo, George Ofosu, Rodrigo Rego e Tavinho).
Treinador: Pedro Miguel.
Árbitro: João Pinheiro (AF Braga).
Ação disciplinar: cartão amarelo para Agdon (52), Isma (55, no banco), Heliardo (65) e Rodrigo Moura (81). Cartão vermelho direto para Djalma (30).
Assistência: 2.358 espetadores.
Distinção relativa a agosto
Médio espanhol leva quatro participações em golo em cinco titularidades pela equipa minhota
Médio de 29 anos vai rubricar um contrato válido por uma temporada
Treinador do Marítimo perspetiva receção ao Ac. Viseu, marcada para sexta-feira
Afastado das funções de treinador, o alemão de 58 anos continua muito atento ao futebol internacional
Alemão, de 58 anos, ruma ao futebol japonês mas para assumir funções diferentes das de... treinador
Equipa de Jorge Jesus - que poupou Cristiano Ronaldo - venceu o Al-Zawra'a por 2-0
Aumenta o tom das críticas ao treinador português em Inglaterra