A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) comunicou às autoridades, em devido tempo, um conjunto de suspeitas e alertas sobre possíveis irregularidades que pudessem estar a ocorrer em alguns jogos da 2.ª Liga.
Num comunicado enviado à Agência Lusa, a FPF explica que "estes alertas e informações resultam de um sistema de monitorização e de deteção de fraudes, que foi montado e está ao serviço da FPF".
"A Federação não publicitou a sua ação para não prejudicar qualquer investigação que fosse efetuada pelas autoridades competentes", explicou ainda a federação.
A FPF garante ainda que "pugna pela verdade desportiva e cumpriu com as suas obrigações desportivas, regulamentares e legais".
"Enquanto modalidade desportiva com mais expressão no país, o futebol português representa muito para Portugal, a nível interno e internacional, e não pode pactuar com comportamentos antidesportivos", escreveu a FPF.
Agora, "a FPF fica a aguardar, com tranquilidade, o desenrolar das investigações por parte das autoridades competentes".
Luís Martins, Pedro Oliveira, Hélder Godinho e Ansumane são os jogadores da Oliveirense que foram detidos.
A Procuradoria-Geral da República já confirmou que foram feitas mais de uma dezena de detenções. "No âmbito de um inquérito dirigido pelo Ministério Público, que corre termos na 9.ª Secção do DIAP de Lisboa, realizam-se diligências de investigação em vários pontos do país, tendo sido efetuadas mais de uma dezena de detenções", refere em comunicado.
Mais de uma dezena de pessoas foram detidas, este sábado, pela Polícia Judiciária por suspeita de "manipulação de resultados de jogos da 2.ª Liga, com recurso ao aliciamento de jogadores, anunciou a Procuradoria-geral da República.
"No âmbito de um inquérito dirigido pelo Ministério Público, que corre termos na 9.ª Secção do DIAP de Lisboa, realizam-se diligências de investigação em vários pontos do país, tendo sido efetuadas mais de uma dezena de detenções", refere um comunicado da Procuradoria sobre a operação designada 'Jogo Duplo'.
Neste processo investigam-se "factos suscetíveis de integrarem crimes de corrupção passiva e ativa na atividade desportiva", envolvendo como suspeitos "dirigentes e jogadores de futebol" e outras com "ligações ao negócio das apostas desportivas", adianta o comunicado.
Os detidos são suspeitos de "manipulação de resultados de jogos da II Liga de Futebol, com recurso ao aliciamento de jogadores", esclarece ainda o comunicado.
A investigação é dirigida pelo Ministério Público, o qual tem a coadjuvação da Polícia Judiciária, sendo que o "inquérito encontra-se em segredo de justiça".
As últimas informações apontam para 15 detidos no âmbito da Operação 'Jogo Duplo' levada a cabo pela Polícia Judiciária.
O Leixões festejou a permanência na 2.ª Leiria ao vencer fora a Oliveirense (1-2), já despromovida, num jogo da última jornada em que a equipa ainda teve um susto. Aqui mostramos o primeiro golo do Leixões. Carlos Oliveira, presidente do clube e da SAD do Leixões, assistiu a todo o jogo nos camarotes.
Entre os vários detidos pela Polícia Judiciária está também um membro da claque "Super Dragões", conhecido por "Aranha", que joga no Canelas.
O guarda-redes Hélder Godinho, da Oliveirense, é um dos detidos no âmbito da operação desencadeada este sábado pela Polícia Judiciária.
Depois de serem conhecidas as detenções dos jogadores do Oriental, foi a vez de se saber da intervenção da Polícia Judiciária no Oliveirense-Leixões.
Veja aqui o vídeo
Fonte policial adiantou à agência Lusa que está em curso uma operação em todos o país relacionada com o "combate à corrupção no fenómeno desportivo" e que já há vários detidos.
A operação em curso da Unidade de Combate à Corrupção da PJ tem o nome de 'Jogo Duplo'.
A Liga reagiu em comunicado às detenções verificadas este sábado na 2.ª Liga, condenando todas as práticas que não respeitem a verdade desportiva.
Comunicado
A Liga Portugal condena todas as práticas que não respeitem a verdade desportiva ou a tentem desvirtuar e confia na capacidade das autoridades, de modo a que se investigue e apure algum tipo de ilícito, no sentido de assegurar a integridade das competições profissionais.
Esperamos que as autoridades desenvolvam o seu trabalho em total tranquilidade e independentes de qualquer tipo de pressão ou ruído exterior.
O Futebol Profissional português, que tantas alegrias nos tem dado, não permitirá que se recue aos tempos em que a suspeição imperava.
A Liga Portugal estará sempre do lado do esclarecimento, da transparência e da legalidade, batendo-se por um Futebol Profissional limpo, responsável e moderno.
E será rigorosa no cumprimento dos regulamentos, em defesa dos direitos de todos os participantes nas nossas competições.
A Liga, os Clubes e os Adeptos assim o merecem. E exigem.
"No final do jogo desta tarde com o Atlético no Estádio da Tapadinha, a Polícia Judiciária abordou os jogadores do Oriental André Almeida, Diego Tavares, João Pedro e Rafael Veloso e levou-os para as suas instalações para serem ouvidos", lê-se na página oficial do Oriental da rede social Facebook.
Na sempre dramática luta pela permanência, o Leixões salvou-se graças um golo marcado a quatro minutos do fim, por Slim, que deu o triunfo por 2-1 sobre a Oliveirense, último classificado.
Leia a notícia completa
De acordo com a CM TV a investigação da Polícia Judiciária já durava há dois meses.
Quatro jogadores do Oriental foram hoje detidos pela Policia Judiciária (PJ) depois do triunfo por 3-2 no dérbi lisboeta com o Atlético, na 46.ª e última jornada da 2.ª Liga. Veja o vídeo!
O presidente do Leixões, Carlos Oliveira, bem como o secretário técnico do clube e ainda vários jogadores da Oliveirense foram este sábado detidos pela Polícia Judiciária, após o encontro entre as duas equipas.
A Polícia Judiciária esteve no Estádio da Tapadinha no final do Atlético-Oriental e levou quatro jogadores da equipa visitante para interrogatório: João Pedro, André Almeida, Rafael Veloso e Diego.
Ainda não foi desta que João Pereira venceu
My FC passa a deter 90% das ações e tem planos para construir centro de estágio e um estádio
Crê em esforço e vitórias "com naturalidade" no Estrela da Amadora
Capitão do Tondela destaca a importância de manter a exigência após a vitória na 1ª jornada
Confira todas as movimentações em Portugal e no estrangeiro
Acompanhe todas as movimentações em Portugal e nos principais campeonatos do Mundo
Kate Greville fala numa relação "tóxica" com o antigo jogador do Manchester United
Acompanhe todas as movimentações em Portugal e nos principais campeonatos do Mundo