De nada valeu o tento de Pité
O Vitória de Guimarães B recebeu e venceu esta sexta-feira o FC Porto B, já campeão da Segunda Liga, por 3-1, resultado que espelha a supremacia vimaranense em jogo da 46.ª e última jornada.
Hélder colocou os vitorianos na frente logo aos oito minutos, marcando novamente aos 58', já depois de Pité ter empatado, aos 41', e João Correia, já aos 90'+4, selou o resultado final de um jogo sem cautelas defensivas de parte a parte.
Com este resultado, a equipa de Luís Castro arrecadou o título do segundo escalão, com 86 pontos, ao passo que a formação minhota terminou a prova com 60 pontos, subindo provisoriamente ao 13.º lugar.
Os vimaranenses, depois de terem garantido a manutenção na jornada anterior, frente ao Sporting B, entraram muito fortes na partida, com os elementos do ataque a revelarem-se muito agressivos na pressão sobre os defesas portistas, e colocaram-se em vantagem durante os primeiros 10 minutos.
Depois de Fábio Vieira ter atirado à barra, aos cinco minutos, na sequência de um roubo de bola de Raphinha a Diogo Verdasca, a equipa de Vítor Campelos inaugurou o marcador aos oito, por Hélder, que respondeu a um cruzamento de Konan, na esquerda, com um desvio fora do alcance de João Costa.
Os vitorianos abrandaram após o golo, e a turma azul e branca aproveitou para subir no terreno, enviando a primeira ameaça à baliza de Miguel Oliveira aos 15 minutos, num remate cruzado de Pité que passou a centímetros do poste esquerdo.
O ritmo de jogo decaiu no resto do primeiro tempo, com ambas as equipas a equivalerem-se, mas o FC Porto B ainda logrou o empate antes do intervalo, num livre direto de Pité direcionado ao meio da baliza que Miguel Oliveira não conseguiu suster por ter escorregado.
Os dragões criaram a primeira ocasião do segundo tempo aos 57 minutos, com Gleison, no coração da área, a rematar ao lado, mas os vimaranenses responderam de seguida, aos 58, revelando maior eficácia, com Hélder, isolado por um passe de Tyler Boyd, a bater João Costa pela segunda vez.
O extremo viu João Costa negar-lhe o hat trick aos 79, mas Ismael ainda esteve perto de empatar a partida num remate ao poste aos 90', antes de João Correia fazer o terceiro golo vitoriano no último lance do jogo, aos 90'+4.
Jogo no Estádio D. Afonso Henriques, em Guimarães.
Vitória de Guimarães B - FC Porto B, 3-1.
Ao intervalo: 1-1.
Marcadores:
1-0, Hélder, 8'
1-1, Pité, 41'
2-1, Hélder, 58'
3-1, João Correia, 90'+4
Equipas:
- Vitória de Guimarães B: Miguel Oliveira, Joel, Lima Pereira, Dénis Duarte, Konan, João Pedro (Cosendey, 75), Helinho, Hélder, Tyler Boyd, Fábio Vieira (Isaac, 63) e Raphinha (João Correia, 81).
(Suplentes: Assis, Ricardo Carvalho, Sacko, Bruno Alves, Cosendey, João Correia e Isaac).
Treinador: Vítor Campelos.
- FC Porto B: João Costa, Víctor Garcia, Diogo Verdasca, Palmer Brown, Pité, Omar, Francisco Ramos (Sérgio Ribeiro, 75), Fede Varela (Enrick, 64), Ismael, Rúben Macedo e Gleison (Leonardo, 68).
(Suplentes: André Caio, Leonardo, Rui Moreira, Sérgio Ribeiro, Bruno Costa, Enrick e Luís Mata).
Treinador: Luís Castro.
Árbitro: Luís Godinho (Évora).
Ação disciplinar: Cartão amarelo para Gleison (37) e Víctor Garcia (84).
Assistência: 1.905 espetadores.
Novo donos garantem 70% do capital social. Ex-líder fica com 20% e o clube mantém os 10%
Plantel fará um périplo pelos estabelecimentos de ensino do Alto Tâmega e Barroso
Messeguem, médio dos viriatos, e Jorge Pinto, treinador da equipa da casa, punidos com 1 jogo de suspensão
Terão entrada gratuita para o dérbi com o Lus. Lourosa, no Marcolino Castro
Argentino 'empresta' imagem para jovens que sonham ser como ele
John Heiting assumiu culpas e foi arrasado nas redes sociais
Julgamento do jogador, atualmente ao serviço do Villarreal, arranxa a 2 de novembro... do próximo ano
Novo contrato deve ser oficializado em breve