O Académico de Viseu venceu setxa-feira o Varzim, por 2-1, em partida da 16.ª jornada da 2.ª Liga, em que um golo tardio de Jean Patric acabou por desequilibrar.
O avançado dos viseenses marcou o tento que resgatou a vantagem da equipa no último lance do encontro, aos 90'+5, já depois do companheiro João Oliveira ter inaugurado o marcador, aos 37', e Stanley ter feito o golo do empate para os poveiros, aos 85'.
Com este resultado, o Académico de Viseu, que não vencia há três jogos, sobe, à condição, para o oitavo lugar, agora com 21 pontos, enquanto o Varzim, que não perdia há seis jornadas, não conseguiu isolar-se no terceiro posto, seguindo em quarto, com 26.
Apesar de ambos os conjuntos terem no início da próxima semana compromissos dos quartos de final da Taça Portugal - os poveiros enfrentam o FC Porto e os viseenses jogam com o Canelas -, as duas equipas entraram com um ritmo forte no encontro
A formação viseense conseguiu surpreender o adversário, com incursões cirúrgicas que quase renderam golos nos instantes iniciais, num remate de Patric, ao poste, logo aos 4 minutos, e num tiro de Bruninho, aos 14', que saiu um pouco lado.
O Varzim demorou a recalibrar a equipa, mas, paulatinamente, foi apostando na velocidade e em boas trocas de bola, para se instalar no meio-campo contrário, embora não disfarçando dificuldades na definição final, sobretudo quando aos 30' Lumeka, isolado, não conseguiu superar o guarda-redes do Académico, e na insistência, Leonardo Ruiz, com a baliza à mercê, atirou para cima.
A resposta da formação de Viseu à pressão contrária revelou-se letal, e, aos 37 minutos, João Oliveira aproveitou uma perda de bola dos poveiros e encontrou espaço para um remate indefensável, que inaugurou o marcador.
Os donos do terreno conseguiram reagir no segundo tempo, assumindo então o controlo do desafio, mas voltando a mostrar debilidades na finalização, com Caetano, aos 74' a atirar o poste.
Pouco depois, Lumeka foi travado na área viseense, numa falta que pareceu ser passível de grande penalidade, mas que o árbitro do encontro não sancionou, espoletando muitos protestos dos jogadores poveiros, que levaram à expulsão do capitão Luís Pedro, aos 80'.
Mesmo em inferioridade numérica, o Varzim ainda resgatou o empate, aos 85', num desvio de Stanley, após cruzamento de Christophe.
No entanto, com a equipa algo descompensada, os poveiros não resistiram à reação do Académico de Viseu, que, no último lance do encontro, numa jogada de insistência de Jean Patric, chegou ao 2-1 final.
Jogo no Estádio do Varzim SC, na Póvoa de Varzim.
Varzim - Académico Viseu, 1-2.
Ao intervalo: 0-1.
Marcadores:
0-1, João Oliveira, 37 minutos.
1-1, Stanley, 85'.
1-2, Jean Patric, 90'+5.
Equipas:
- Varzim: Serginho, João Amorim, Luís Pedro, Hugo Gomes, Tiago Cerveira, Christophe, Rui Moreira (Caetano, 54'), Baba Sow, Frederic (Stanley, 67'), Leonardo Ruiz e Lumeka (Zé Diogo, 85').
Suplentes: Isma, Alan Henrique, Zé Diogo, Caetano, Stanley, Gonçalo e Pedro Ferreira.
Treinador: Paulo Alves.
- Académico Viseu: Janota, Tiago Almeida, Pica, Mathaus, Jorge Miguel, Diogo Santos, Bruninho (Bruno Loureiro, 86'), João Oliveira, Jean Patric, João Mário e Latyr Fall (Carter, 90'+2).
Suplentes: Ricardo Fernandes, Edgar Abreu, Carter, Lucas, Bruno Loureiro, Filipe Sena.
Treinador: Rui Borges
Árbitro: José Rodrigues (AF Lisboa).
Ação disciplinar: Cartão amarelo para Rui Moreira (3'), Diogo Santos (78'), Leonardo Ruiz (80'), Luís Pedro (80'), Tiago Cerveira (90'). Cartão Vermelho direto para Luís Pedro (80').
Assistência: cerca 1500 espetadores.
Técnico vai ter a sua primeira experiência nos escalões profissionais
Treinador estava nas cogitações do Ac. Viseu, mas as negociações não chegaram a bom porto
Paulo Machado marcou sobre a hora
Gansos 'fecharam' uma série de três derrotas consecutivas na prova
Griselda Morel, psicóloga do filho mais novo de El Pibe, revela novos pormenores sobre os últimos dias do argentino
Des McAleenan foi encontrado morto em casa em Dublin
Episódio curioso aconteceu no dia em que o Inter Milão conquistou o título em 2009
Treinador atento à equipa de Mikel Arteta, seu antigo adjunto
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Cofina Media S.A. Consulte a Política de Privacidade Cofina.