Depois de Gonçalo Ramos ter feito o primeiro golo do jogo para os encarnados, aos 18 minutos, a equipa nortenha respondeu com os tentos de Irobiso, aos 20, e de André Vieira, aos 29, de grande penalidade.
Com este resultado, o Varzim, que somou a terceira vitória consecutiva, continua a alavancar a recuperação, saindo da zona de descida e subindo ao 13.º posto, com 27 pontos, enquanto o Benfica continua num tranquilo nono posto, com 33.
Os lisboetas até entraram melhor no desafio, impondo velocidade e boas trocas de bola que cedo se pautaram em oportunidades de golo, com destaque para um par de iniciativas de Henrique Araújo e Gonçalo Ramos.
O Varzim sentia dificuldades para se libertar da pressão e responder em contra-ataque, e o melhor que conseguiu foi um remate de André Vieira, ainda assim insuficiente para assustar os benquistas, que, sem surpresa, inauguraram o marcador, aos 18 minutos, num cabeceamento de Gonçalo Ramos.
No entanto, a resposta dos poveiros à contrariedade demorou menos de dois minutos, e num subsequente contra-ataque conduzido por Fatai, Irobiso superou a marcação e resgatou o empate, num desvio hábil.
A igualdade no marcador impôs mais equilíbrio na partida, com o Varzim a galvanizar-se e a mostrar mais ambição, acabando por arrancar uma grande penalidade, aos 28 minutos, num contacto entre Agdon e o guardião do Benfica Svilar, que André Vieira não desperdiçou para assinar a reviravolta.
As águias ainda tentaram chegar ao empate antes do intervalo, dispondo de algumas oportunidades para tal, e voltaram a repetir uma entrada mais forte no regresso do descanso, acentuando a pressão sobre os locais e dominando o jogo.
Tiago Araújo, Gonçalo Ramos e Samuel Pedro tiveram soberanas oportunidades para recuperar a igualdade para o Benfica, mas encontraram pela frente o inspirado guardião varzinista Ricardo, que foi travando as intenções contrárias com grandes defesas.
No ataque, e apesar de uma perdida de Fatai, os poveiros foram desaparecendo à medida que concentravam as suas atenções em guardar a preciosa vantagem, conseguindo, com muito sofrimento, arrastar o 2-1 até ao final.
---------------
Ficha de jogo
Jogo no Estádio do Varzim SC, na Póvoa de Varzim.
Varzim-Benfica B, 2-1.
Ao intervalo: 2-1.
Marcadores:
0-1, Gonçalo Ramos, 18 minutos.
1-1, Irobiso, 20.
2-1, André Vieira, 29 (grande penalidade).
Equipas:
- Varzim: Ricardo, Nélson Agra, André Micael, Luís Pedro, Tiago Cerveira, André Leão, Ahmed Isaiah (Temebng, 60), André Vieira (Nuno Valente, 67), Fatai, Irobiso (Patrck, 67) e Agdon (George Ofosu, 84).
(Suplentes: Isamel, Tembeng, Yusuf, Rui Moreira, George Ofosu, Michael Douglas, Nuno Valente, Rui Coentrão e Patrick).
Treinador: António Barbosa.
- Benfica B: Svilar, João Ferreira (Fábio Baptista, 87), Tomás Araújo, Morato, Sandro Cruz (Jair Tavares, 77), Diogo Mendes (Martim Neto, 78), Tiago Araújo, David Tavares, Umbaro Embalo (Samuel Pedro, 64), Gonçalo Ramos e Henrique Araújo (Luís Lopes, 87).
(Suplentes: Carlos Santos, Samuel Pedro, Luís Lopes, Jair Tavares, Henrique Jocu, Fábio Baptista, Kalaica, Martim Neto e Tomás Azevedo).
Treinador: Nélson Veríssimo
Árbitro: João Bento (AF Santarém).
Ação disciplinar: Cartão amarelo para João Ferreira (22), Svilar (28) Morato (39), Ahmed Isaiah (42), André Leão (55) e Fábio Baptista (90+5)
Assistência: Jogo realizado à porta fechada devido à pandemia de covid-19.
FC Porto B adormeceu nos descontos e deixou escapar o empate que Rodrigo Mora ofereceu
Madeirenses estiveram a vencer, mas acabaram sem pontos e caíram para o 3.º lugar
Treinador do Marítimo quer assumir o jogo e mostrar identidade na estreia com o Länk Vilaverdense
Jorge Gómez, de 42 anos, é acusado de abusar das atletas no seu apartamento
Exerce a função nas camadas jovens do emblema das Caldas da Rainha
Internacional argentino fez revelação numa entrevista à revista à ‘Time’
Emblemas geridos pelo investidor norte-americano andam longe do estrelato