Um golo solitário de Borges deu este domingo uma vitória preciosa ao Fafe em casa de um adversário direto pela manutenção, o Vizela, em jogo da 38.ª jornada da Segunda Liga.
Em causa estava ganhar algum fôlego na luta pela permanência já que Vizela e Fafe seguem em posição aflitiva, estando agora mais complicada a vida dos vizelenses que à entrada para a jornada estavam na zona de playoff de manutenção, mas agora viram o Leixões ultrapassá-los. Já os fafenses mantêm a posição aflitiva e o penúltimo lugar da classificação, mas agora com mais três preciosos pontos.
Na primeira parte o jogo foi enfadonho, com as duas equipas claramente em modo de estudo mútuo com medo de arriscar. Luís Ferraz atirou ao poste aos 19 minutos e Evandro Brandão rematou por cima aos 34 e pouco mais se viu.
Aos 39 minutos Dani Soares recebeu ordem de expulsão por falta sobre Alan Júnior, reduzindo o Vizela a dez jogadores, uma desvantagem numérica que acabou desfeita aos 55 quando Reinildo viu o segundo amarelo.
Ainda antes do intervalo, pediu-se grande penalidade a favor do Vizela, mas João Matos não considerou que houve mão de Carvalho na área (41 minutos).
Na segunda parte, tanto Vizela como Fafe procuraram com mais e melhor intensidade a baliza adversária. Digas, aos 57, tentou chapéu na sequência de numa jogada de contra-ataque, mas errou o alvo por centímetros. Dois minutos depois, aos 59, João Vieira isolado também atirou ao lado.
E acabou por ser mais feliz a formação visitante com Borges a fazer o golo da vitória, com um bom golo, depois de um cruzamento da esquerda por Alan Júnior (68 minutos).
A equipa às ordens de Manuel Monteiro vendo-se em vantagem, procurou fechar-se e fazer uma muralha defensiva para conter o ritmo frenético que os vizelenses imprimiram à reta final do encontro.
A dois minutos do fim, João Vieira quase fazia o empate mas a bola que parecia lá dentro ainda foi travada em cima da linha por Samu que acabou herói dos visitantes e carrasco dos locais (88 minutos).
Jogo no Estádio do FC Vizela, em Vizela.
Vizela-Fafe, 0-1
Ao intervalo: 0-0.
Marcadores:
0-1, Borges, 68'
Equipas:
-
Vizela: Pedro Albergaria, Dani Coelho, João Cunha, João Sousa, Elízio, Luís Ferraz, Dani Soares, Tiago Ronaldo, Filipe Augusto, Prince (Aziz, 58, Magique, 74) e Kukula (João Vieira, 58).
(
Suplentes: Paulo Ribeiro, Tiago Martins, Magique, João Pedro, Helinho, Aziz e João Vieira).
Treinador: Carlos Cunha.
-
Fafe: Ricardo Fernandes, Vasco Cruz, Samu, Lytvyn, Reinildo, Geraldo, Carvalho, Digas (Jota, 60), Evandro Brandão (Borges, 46), Oliver Sarkic (André, 70) e Alan Júnior.
(
Suplentes: Marçal, André, Joãozinho, Jota, Materazzi, Syzyi e Borges).
Treinador: Manuel Monteiro.
Árbitro: João Matos (AF Viana do Castelo).
Ação disciplinar: Cartão amarelo para Reinildo (17 e 55), Sarkic (30), Luís Ferraz (42), Filipe Augusto (64), Geraldo (65), Dani Coelho (85) e Ricardo Fernandes (89). Cartão vermelho direto para Dani Soares (39). Cartão vermelho por acumulação de amarelos para Reinildo (55).
Assistência: cerca de 2.000 espetadores.