Fabiano Soares espera abrir porta da Europa a treinadores brasileiros

É o único canarinho a comandar uma equipa dos campeonatos principais da Europa

• Foto:  LUSA

O futebol brasileiro anda longe dos seus tempos de glória e até no aspeto técnico essa mudança se nota. O dado até é surpreendente, mas em Portugal mora o único treinador canarinho a orientar uma equipa numa liga de topo na Europa. Trata-se Fabiano Soares, timoneiro do Estoril, que até se mostrou surpreendido quando foi confrontado com a informação por parte do portal brasileiro UOL Esporte.

"Estamos a pagar um pouco o preço do que acontecia antigamente no Brasil. Não havia tantos cursos por aí e a qualidade dos nossos treinadores no aspecto tático era um pouco menor mesmo", começou por apontar o técnico dos canarinhos, de 49 anos.

A formação enquanto treinador, diga-se, fê-la toda em Espanha, o país no qual atuou enquanto jogador entre 1989 e 2004. "A Federação Espanhola estava a oferecer um curso para jogadores da primeira divisão que queriam ser treinadores, e eu inscrevi-me. O jogador acha que sabe tudo, mas não tem formação nenhuma. Precisa de estudar, participar em vários cursos. E foi o que eu fiz", explicou.

Cursos e mais conhecimento é algo que Fabiano Soares não dispensa sempre que pode. "Em julho, por exemplo, fui a um curso da UEFA e encontrei o Mano Menezes. A situação dos treinadores brasileiros está a melhorar, pois estão cada vez mais capacitados. A CBF está a orientar a formação profissional deles. Espero conseguir abrir a porta da Europa para eles", confessou.

E o futuro? O sonho do atual treinador do Estoril passa, por um dia, voltar ao Brasil... "Todos dizem que é uma loucura trabalhar como técnico no Brasil, mas eu quero, sonho com isso. Gostaria de sentir essa pressão que todos falam e treinar uma equipa só com jogadores brasileiros", finalizou.

Por Fábio Lima
Deixe o seu comentário
Subscreva a newsletter

e receba as noticias em primeira mão

ver exemplo

Ultimas de Estoril

Notícias

Notícias Mais Vistas

Copyright © 2019. Todos os direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Cofina Media S.A. Consulte a Política de Privacidade Cofina.

0