Algarvios emitem comunicado
O Farense considerou "inqualificável" a arbitragem de João Pinho na derrota em casa do Feirense (4-1). Em comunicado, os algarvios apontam o dedo a três lances, além de uma atitude "intimidatória" do juiz da partida, referente à 21ª jornada.
Nesse sentido, o conjunto de Faro apelou à Liga Portugal e ao Conselho de Arbitragem da FPF para "fazerem mais", nomeadamente "trabalharem de forma célere visando a introdução do VAR" na Liga Sabseg. E remata, frisando que uma arbitragem destas "não deve repetir-se."
Relacionadas
Leia o comunicado na íntegra:
COMUNICADO
Faro, 09 fevereiro 2022
E à 21ª jornada voltaram os fantasmas do passado!
Num altura crucial da época 2021/22, e quando o SC Farense procurava dar continuidade à sua recuperação na tabela da Liga 2 (após dois triunfos seguidos), eis que somos surpreendidos, esta terça-feira, com uma nova ARBITRAGEM INQUALIFICÁVEL no terreno do CD Feirense.
Uma ARBITRAGEM protagonizada pelo senhor João Pinho, da AF Aveiro (curiosamente, a mesma Associação do CD Feirense), que NOS IMPEDIU claramente - e não há outra forma de o dizer - de ter francas possibilidades de discutir o resultado na casa de um dos mais fortes candidatos à subida de divisão (o SC Farense teve mais de 60% de posse de bola). Obviamente que o conjunto "fogaceiro", que muito respeitamos, é alheio ao sucedido e ao que está à vista de todos os que o quiserem ver, com bons olhos.
Mas vamos por partes. Note-se:
- 17 minutos, golo do Feirense de pontapé livre, mas precedido de FALTA MUITO DUVIDOSA (no mínimo);
- 45 minutos, grande penalidade não assinalada a favor do SC Farense, apesar da evidente MÃO NA BOLA de um adversário na grande área, quando o resultado estava igualado;
- 47 minutos, grande penalidade assinalada contra o SC Farense, e consequente segundo golo anfitrião, num lance em que NÃO EXISTIU QUALQUER IRREGULARIDADE do nosso jogador sobre o atleta local;
-Muitas outras decisões erradas que claramente prejudicaram o SC Farense;
- Uma atitude INTIMIDATÓRIA do senhor árbitro, para com os nossos jogadores e equipa técnica durante todo o encontro;
Perante estes FACTOS, TELEVISIONADOS EM DIRECTO, não podemos guardar a nossa indignação e repúdio – uma vez mais – embora nos tenhamos mantido em silêncio sobre o tema "arbitragens" a época toda. Todavia, uma vez mais também, e após o que sucedeu na temporada transacta com amplo reconhecimento público, e também já por diversas vezes na presente temporada, não podemos calar a nossa voz sempre que formos fortemente lesados. A voz de todos os FARENSES, acrescentaríamos, e de todos os que pugnam pela verdade no desporto e no futebol profissional em Portugal. É o caso, outra vez e infelizmente, também após este desafio no Estádio "Marcolino Castro".
Chegados aqui, e perante a sucessão de erros graves e prejuizos públicos evidentes no escalão em causa, é também o momento de considerar que a Liga Portugal e o Conselho de Arbitragem da FPF têm o dever de FAZER MAIS. Ou seja, de trabalharem de forma célere visando a INTRODUÇÃO da tecnologia VAR na Liga 2. Uma homogeneização que começa a tornar-se imprescindível em nome da dita verdade desportiva do nosso futebol profissional. Medida essa que o SC Farense acompanharia desde a primeira hora. Sabemos que o VAR, por si só, não resolve todos os problemas mas ajudaria certamente a reduzir o ERRO HUMANO !
Até lá, assim... NÃO !!!!!
Por fim, o SC Farense informa que irá novamente DENUNCIAR as suas preocupações JUNTO DE TODAS as instituições que têm a obrigação de garantir uma SÃ competição profissional em Portugal, esperando que as mesmas não "caiam em saco roto".
O desempenho vergonhoso de uma equipa de arbitragem, presenciado na Feira, NÃO DEVE REPETIR-SE. Não pode repetir-se em nenhum campo. Não são aceitáveis mais palavras vãs e inócuas, sem consequências, de simples lamento e condenação. E os protagonistas que se comportem de forma INCOMPETENTE E ARROGANTE TÊM DE SER RESPONSABILIZADOS. Em abono do futebol!!! Do nosso futebol e da imagem do mesmo, "cá dentro" e "lá fora".
A administração do SC Farense SAD.
Darío Poveda e Fran Delgado marcaram os golos
Encarnados voltam a ceder pontos diante dos algarvios, depois do nulo no Seixal
Aos 73 minutos, o árbitro apontou para a marca dos onze metros por alegada falta do guarda-redes dos leões
Leões partilham a primeira posição da 2.ª Liga com o Marítimo
Avançado uruguaio de 38 anos deve rumar ao Nacional
Glen De Boeck tinha 54 anos
Avançado do Toluca brilha no México