João Costa ganha lugar na história

Foi o terceiro guardião sénior portista a fazer um golo, depois de Acúrcio e... Nuno

• Foto: José Moreira

João Costa, de 20 anos, já conquistou um lugar na história do FC Porto. O golo nos instantes finais (90’+4) do jogo com o Penafiel, anteontem, permitiu ao jovem guardião alcançar um feito que só Acúrcio e Nuno Espírito Santo, atual técnico da equipa principal, tinham conseguido com a camisola azul e branca, embora João Costa o tenha feito ao serviço da equipa B.

Mas se os seus antecessores já tinham sido heróis, a verdade é que o golo de João Costa teve um sabor ainda mais especial. O guarda-redes, que está no FC Porto desde os 11 anos, evitou a segunda derrota consecutiva dos dragões e deu uma injeção de confiança ao grupo, que procura revalidar o título de campeão nacional da 2ª Liga. Ou seja, dos tentos apontados por guarda-redes seniores do FC Porto, este foi o único que teve verdadeira relevância no desfecho da partida.

De resto, o êxito de João Costa será certamente motivo de conversa com o técnico Nuno Espírito Santo. Isto porque, durante a semana, o guardião que chegou a ser conhecido por ‘Andorinha’ devido ao clube de Barcelos ao qual os dragões o garantiram, trabalha durante a semana com o plantel principal dos dragões, secundando Casillas e José Sá, mas ganhando ritmo na 2ª Liga.

Meio século quebrado com polémica

Foi com um golo de baliza a baliza que Acúrcio, na última jornada do campeonato nacional, em 1957/58, entrou na história. Tudo aconteceu frente ao Belenenses, no Restelo, quando o antigo guarda-redes dilatou a vantagem para 2-0, aos 4’. Um feito que perdurou por quase meio século e que foi igualado por Nuno Espírito Santo, num episódio envolto em polémica. Diante do Varzim, em 2002/03, José Mourinho deu ordem a Nuno para bater um penálti, aos 90’, que assim selou o triunfo (7-0) e a passagem na Taça de Portugal. Os poveiros sentiram-se, na altura, desrespeitados pelo sucedido.

Por Tiago Ribeiro
Deixe o seu comentário

Últimas Notícias

Notícias
Subscreva a newsletter

e receba as noticias em primeira mão

ver exemplo

Ultimas de FC Porto B

Notícias

Notícias Mais Vistas

Copyright © 2019. Todos os direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Cofina Media S.A. Consulte a Política de Privacidade Cofina.