O Leixões assegurou este sábado a manutenção na 2.ª Liga após empatar (1-1) com o Praiense no jogo da segunda mão do 'playoff' disputado em Matosinhos. Hélder Arruda abriu o marcador na primeira vez que os açorianos remataram à baliza, respondendo na segunda parte Bruno Lamas, de livre direto, dando o apuramento para os matosinhenses, que tinham vencido na Praia da Vitória, por 1-0.
A precisar de marcar para equilibrar a eliminatória o ímpeto inicial do Praiense não evitou que fosse o Leixões a dispor das melhores situações, com Fati (7') a obrigar Tiago Maia a desvio para canto, antes de servir Fatai (14') na grande área para um remate ao lado.
Na primeira vez que rematou à baliza, na sequência de um desarme de Diogo Fonseca a Bruno China, o Praiense marcou, com Hélder Arruda (29) a emendar para o fundo das redes um passe de um colega. O empate surgiu aos 70 minutos, num livre direto de Bruno Lamas que fez a bola entrar junto ao poste direito, com o guarda-redes a revelar lentidão em fazer-se ao lance.
Na resposta, os açorianos por duas vezes no mesmo lance estiveram perto de marcar, mas Ricardo Moura, com duas intervenções de elevado grau de dificuldade, negou aos 76 minutos o golo a Patrick e a Hélder Arruda.
Jogo no Estádio do Mar, em Matosinhos
Marcadores:0-1, Hélder Arruda, 29 minutos.
1-1, Bruno Lamas, 70.
Equipas:
LEIXÕES - Ricardo Moura, Jorge Silva, André Teixeira, Cadu, Belly, Bruno China (Salvador, 57), Abalo, Bruno Lamas, Fatai (Ludovic, 68), Fati (Miguel Ângelo, 89) e Porcelis.
Suplentes: Assis, Silvério, João Lucas, Salvador, Miguel Ângelo, Ludovic e Tiago Silva.
Treinador: Daniel Kenedy.
PRAIENSE - Tiago Maia, Breno (Ricardo Queirós, 89), Diogo Careca, Cristiano, Luciano Serpa, João Peixoto, Vitinha, Diogo Moniz (Patrick, 75), Stebh, Hélder Arruda (Vasco Goulart, 84) e Diogo Fonseca.
Suplentes: André Vieira, Amian, Luís Tavares, Vítor Hugo, Ricardo Queirós, Patrick e Vasco Goulart.
Treinador: Francisco Agatão.
Árbitro: Nuno Almeida (AF Algarve).
Ação disciplinar: Cartão amarelo para Cristiano (21), Fatai (32), Diogo Fonseca (44), Ludovic e Salvador (73), Stebh (88),Diogo Careca (90+4). Ordem de expulsão para Ricardo Malafaia (delegado ao jogo do Leixões), Nuno Santos (treinador adjunto do Leixões) e Hugo Coutinho (médico do Leixões), aos 77, Paulo Lopo (delegado do Leixões) e João Crespo (treinador adjunto do Leixões), aos 90+3.
Assistência: cerca de seis mil espetadores.