Kenedy abandona Macau sob estigma de «doping»

A nove dias do início do Campeonato do Mundo, surge o primeiro sério revés nos "Tugas": Kenedy vai abandonar o estágio nas próximas horas, devido a "problemas clínicos". Foi o departamento médico da selecção quem aconselhou António Oliveira a tomar tal decisão. Record sabe que Kenedy acusou uma substância diurética proibida nas análises feitas em Lisboa

Kenedy abandona Macau sob estigma de «doping»
Kenedy abandona Macau sob estigma de «doping» • Foto: Simão Filho

KENEDY vai ser dispensado da Selecção Nacional que está a estagiar em Macau, tendo em vista a fase final do Campeonato do Mundo, prova com início marcado para dentro de nove dias, por ter acusado uma substância diurética, proibida, nas análises realizadas à urina, ainda em Lisboa, apurou o nosso jornal. O jogador do Marítimo vai abandonar o ex-território português nas próximas horas, colocando um ponto final no sonho que ele próprio admitiu estar a viver.

A Federação Portuguesa de Futebol ainda não justificou a decisão tomada na madrugada de ontem, em Macau (a meio da noite em Portugal continental). Num curto comunicado, de três linhas, colocado no "site" da FPF, às 23 e 35 horas, apenas adianta que tal opção decorreu por "indicação do departamento médico". Com efeito, o nosso jornal apurou que ontem o seleccionador esteve reunido várias horas com os médicos da selecção. Esse encontro aconteceu depois de os dirigentes federativos terem abandonado, repentinamente, uma recepção que estavam a ter com o Cônsul de Portugal em Macau. Durante esse evento social, os responsáveis da delegação lusa receberam, de Lisboa, a informação de que havia um problema com os testes médicos realizados por Kenedy, antes ainda da partida para o Oriente. Em momento algum os dirigentes da FPF em Macau falaram na possibilidade de tratar-se de um caso de "doping". Mas também não o negaram. E sabe-se que os jogadores da selecção, no início do estágio, em Lisboa, foram submetidos a exames médicos, de controlo "antidoping". Figo fê-las em Macau, tendo um médico do CNAD viajado desde Lisboa só para realizar essa tarefa.

Ao início da noite de ontem, em Portugal, começaram a surgir rumores sobre um jogador da selecção que estaria na iminência de ser dispensado, devido a "problemas clínicos". Perto das 23 e 30 horas soube-se que o único representante do Marítimo na selecção, e grande surpresa da convocatória, era o alvo desses mesmos rumores.

Sem dormir a noite inteira, todos os elementos da comitiva, excepto jogadores, estiveram reunidos para decidir a melhor forma de tornar público aquilo que já não podiam esconder, uma vez que a Macau chegavam indicações a todo o minuto de que a história já circulava, apenas não se sabendo o nome do jogador envolvido. O silêncio poderia dar azo a especulações sempre inconvenientes.

Os capitães Fernando Couto e Luis Figo foram acordados mais cedo, cerca das seis horas da manhã. Depois de colocados perante o facto de Kenedy ter de abandonar os trabalhos da selecção, foram convidados a discutir a forma de melhor redigir o comunicado que iria oficializar o caso que marca o início do estágio. António Oliveira foi quem deu a má notícia a Kenedy. Eram seis e meia da manhã em Macau.

Contactado por Record, a meio da noite, antes ainda de se saber o nome do implicado, o presidente da Federação Portuguesa de Futebol, Gilberto Madaíl, que por coincidência segue esta tarde de viagem para Macau, escusou-se a fazer comentários aos rumores que corriam em Portugal, argumentando que não possuía informações suficientes que lhe permitissem abordar a questão. Mas não negou que algo de estranho se estava a passar em Macau.

O "caso Kenedy", que traz à memória o drama vivido por Veloso em vésperas do Mundial do México, em 86, foi seguido atentamente em Sevilha pela comitiva maritimista que ali se encontra e na Suíça, onde os elementos da Selecção de sub-21 participam na fase final do Europeu.

Deixe o seu comentário

Últimas Notícias

Notícias
Newsletters RecordReceba gratuitamente no seu email a Newsletter Premium ver exemplo
Ultimas de Marítimo Notícias
Notícias Mais Vistas