O Atlético avançou este domingo para a segunda fase da Taça da Liga, ao vencer o Santa Clara no desempate em grandes penalidades por 6-5, no Estádio de São Miguel, depois do empate 1-1 no tempo regulamentar.
No primeiro encontro oficial da época, o Santa Clara inaugurou cedo o marcador aos 11 minutos num golo de Clemente, no qual chegou um remate fraco do avançado para pontuar na baliza de Meira e aproveitando a jogada coletiva de Davide, Carraça e Hugo Santos.
À entrada da segunda parte, Hugo Santos podia ter ampliado o marcador por duas vezes seguidas, primeiro aos 46 minutos, quando valeu a intervenção de Meira para negar o golo ao avançado e depois, no minuto seguinte, rematou à figura do guarda-redes.
Aos 66 minutos, Duarte Oliveira assinalou uma grande penalidade, expulsando João Dias por empurrar Vouho na grande área.
No minuto seguinte, Pedro Freitas segurou a vantagem do Santa Clara com uma excelente defesa adivinhando o lado para onde Pierre bateu a grande penalidade.
Ainda no mesmo minuto, Vouho, que jogou na época passada no Santa Clara, conseguiu restabelecer a igualdade aproveitando a distração da defesa da formação açoriana que reclamava falta sobre Clemente.
A igualdade manteve-se até ao final dos 90 minutos e foi preciso recorrer ao desempate através da marcação de grandes penalidades para decidir quem seguia em frente, com o Atlético a ser mais feliz e a eliminar o Santa Clara por 6-5.
Jogo no Estádio de São Miguel, em Ponta Delgada.
Santa Clara-Atlético, 1-1
Ao intervalo: 1-0.
Marcadores:
1-0, Clemente, 11'
1-1, Vouho, 67'
Grandes Penalidades:
1-0, Carraça.
1-0, Pierre (defendida).
2-0, Tiago Ronaldo.
2-1, Vouho.
2-1, Marocas (defendida).
2-2, Malele.
3-2, Batatinha.
3-3, Diogo Pires.
4-3, Rui Silva.
4-4, Jorge Ribeiro.
5-4, Pacheco.
5-5, Au.
5-5, Pedro Freitas (defendida)
5-6, Djikiné.
Equipas:
-Santa Clara: Pedro Freitas, Rui Silva, João Dias, Roberto, Igor, Pacheco, Carraça, Tiago Ronaldo, Davide (Patas, 69), Clemente (Marocas, 86) e Hugo Santos (Batatinha,48).
(Suplentes: João Botelho, Hugo Rego, Nikola, Rafael Batatinha, Patas e Marocas).
Treinador: Filipe Gouveia.
- Atlético: Meira, Hélio, Pierre, Maurício, Forbs (Malele,63), Quinaz (Diogo Pires,63), Djikiné, Jorge Ribeiro, Duarte Machado, Stehb (Au, 87) e Vouho.
(Suplentes: Bernardo, Diogo Pires, Pedro Almeida, Malele e Au).
Treinador: Jorge Andrade.
Árbitro: Duarte Oliveira (Braga).
Ação disciplinar: Cartão amarelo para Forbs (59) e para Jorge Ribeiro e Pedro Freitas no decorrer do desempate através de grandes penalidades. Cartão vermelho direto para João Dias (65).
Assistência: 382 espetadores