O Belenenses carimbou este domingo o passaporte para a segunda eliminatória da Allianz Cup ao vencer o Famalicão, por 3-2, defrontando agora o Estoril, no próximo sábado (dia 29), no Estádio da Amoreira.
Neste regresso às competições profissionais, o Belenenses, que sentiu algumas dificuldades para controlar a intensidade do Famalicão, adiantou-se no marcador, aos 14 minutos, por intermédio do reforço maltês Cain Attard, servido por Chimas Akas, e bateu o guarda-redes Júnior Reis, com um remate de pé direito no coração da área.
Com o jogo a disputar-se essencialmente no meio-campo, Riccieli, aos 31 minutos, acabaria por fazer a igualdade, na sequência de um livre cobrado por Francisco Moura e onde Justin assistiu o defesa brasileiro para o 1-1.
Nitidamente à procura do segundo golo, o Famalicão subiu o bloco, encostou a linha defensiva à divisória de meio-campo, encostando o Belenenses no último terço do terreno, embora sem efeitos práticos até ao intervalo.
Na segunda parte manteve-se o domínio famalicense, mas foi o Belenenses a chegar ao golo com o remate de Chima, que contou com a 'ajuda' Júnior Reis, que não só não conseguiu agarrar a bola, como a deixou escapar por entre as pernas.
O Famalicão não acusou o golo sofrido e seis minutos depois Jhonder Cadiz restabeleceu a igualdade após assistência de Martín Aguirregabiria.
Com o avançar do cronómetro, os forasteiros foram perdendo gás e viram Gustavo Sá ser expulso após o segundo cartão amarelo, aos 90'+1 minutos.
O Belenenses aproveitou esse fator, cercou a área do Famalicão e, aos 90'+10, um cruzamento dos azuis do Restelo foi cortado pelo braço de Rúben Lima e na conversão do penálti, Duarte Valente selou o resultado.
Jogo realizado no Estádio do Restelo, em Lisboa
Belenenses - Famalicão, 3-2
Ao intervalo: 1-1
Marcadores:
1-0, Cain Attard, 14 minutos
1-1, Riccieli, 31'
2-1, Chima, 61'
2-2, Jhonder Cadiz, 67'
3-2, Duarte Valente, 90'+12 (penálti)
Equipas:
- Belenenses: Guilherme Oliveira, Duarte Valente, Rui Correia, Chima, Cain Attard (Tiago Manso, 88'), Chapi Romano, Danilson Tavares (Hélio Cruz, 78'), Saná Gomes, Clé, Sambú (Moha Keita, 78') e Miguel Tavares (Rúben Pina, 68').
(Suplentes: Daniel Azevedo, David Grilo, André Serra, Tiago Moninhas, Rúben Pina, Pedro Carvalho, Hélio Cruz, Tiago Manso e Moha Keita).
Treinador: Bruno Dias.
- Famalicão: Júnior Reis, Martín Aguirregabiria (Rúben Lima, 90'), Riccieli, Justin (Otávio, 79'), Francisco Moura, Afonso Rodrigues, Gustavo Sá, Mirko Topic, Mauro Ribeiro (Martim Almeida, 63'), Pablo e Jhonder Cadiz.
(Suplentes: Ivan Zlobin, Rúben Lima, Otávio, Duarte Oliveira, Hugo Oliveira, Rodrigo Ribeiro, Martim Almeida, João Santos e Leonardo).
Treinador: João Pedro Sousa.
Árbitro: Fábio Melo (AF Porto).
Ação disciplinar: cartão amarelo para Cain Attard (2'), Gustavo Sá (24' e 90'+1), Pablo (52'), Danilson (70') e Moha Keita (90'+14). Cartão vermelho por acumulação de amarelos para Gustavo Sá (90'+1)
Assistência: Cerca de 2.500 espetadores.
É só o terceiro clube português a vencer os dragões mais do que uma vez numa época na era Sérgio Conceição
Estoril bate novamente o FC Porto e atira-o para fora de uma prova que voltou a ser maldita
As declarações do treinador dos canarinhos após triunfo sobre o FC Porto e apuramento para a final four da Allianz Cup
Especialista Record Jorge Faustino analisa a arbitragem de Hélder Malheiro
Emblema turco anunciou medidas drásticas em comunicado esta segunda-feira
Acompanhe todas as movimentações em Portugal e nos principais campeonatos do Mundo
Shohei Ohtani ruma aos Los Angeles Dodgers
Jorge Gómez, de 42 anos, é acusado de abusar das atletas no seu apartamento