João Paulo Rebelo participou, esta quinta-feira, na mesa redonda intitulada 'Ética na Comunicação do Futebol Profissional', em Braga, numa iniciativa promovida pela Liga à margem da final four da Allianz Cup.
O Secretário de Estado do Desporto não se absteve a comentar alguns dos episódios que têm marcado os últimos dias do futebol português e, por essa razão, deixou um apelo a todos os clubes.
"Tenho acompanhado e não vou poder estar na final. Tenho estado a acompanhar algumas coisas que não me agradam muito e que tem que ver com algo que temos de lutar todos para que haja um conjunto de princípios e valores. Por favor não matem a galinha dos ovos de ouro, é uma máxima que se deve aplicar. Há um conjunto de boas práticas que hoje já existem e que devemos revogá-las e praticá-las e não o contrário", começou por dizer o governante que tutela o desporto, um pedido que reiterou de imediato.
"Os clubes cada vez se profissionalizaram e a comunicação dos clubes profissionalizou-se também. Deve haver cada vez mais uma procura de consensos para que os excessos não venham matar as galinhas de ovos de ouro, para que não corramos o risco de em vez de crescer possamos decrescer por afastamento de quem não se sinta bem com alguns dos fenómenos. Há coisas a melhorar, que possamos todos juntos fazê-lo", acrescentou.
Apesar de tudo isto, João Paulo Rebelo assumiu-se como "um otimista" e confessou que acredita que o futebol português está em crescimento. "A minha leitura como adepto não é diferente da de secretário de estado. O futebol não é uma ilha no mundo e o mundo hoje está dominado (...). Sou um otimista, um progressista, ainda que algumas coisa nos agradem menos, acho que estamos claramente em ascensão. Com todos os problemas e questões, não tenho a visão retrógada e pessimista do meu tempo é que era", concluiu.
Sporting defronta o Alverca no dia anterior, no arranque dos quartos-de-final
Presidente da Liga Portugal questionado sobre as acusações dos dragões
O evento realizou-se esta sexta-feira, na Arena Liga Portugal, no Porto
Final-four será disputada novamente em Leiria
Subdiretor de Record avalia últimas declarações do treinador do Benfica sobre o plantel
Josko Gvardiol era pouco utilizado nos escalões de formação do Dínamo Zagreb e ponderou outras opções
Entrevista ao candidato a vice-presidente das modalidades na lista de Rui Costa