O Oriental garantiu a passagem à segunda fase da Taça da Liga, ao eliminar o Freamunde no desempate nas grandes penalidades por 4-2, no campo Eng. Carlos Salema, em Marvila, após empate 1-1 no tempo regulamentar.
No primeiro encontro oficial da temporada, foi a equipa visitante que teve os lances mais perigosos da primeira parte, com um remate forte do avançado Ansumane, aos oito minutos, a passar por cima da baliza de Rafael Veloso.
Já no final do primeiro tempo, aos 45, Rainho quase inaugurou o marcador após tentativa de 'chapéu', no entanto o defesa orientalista João Amorim aliviou para canto em cima da linha de golo.
Na segunda parte, o conjunto 'grená' entrou melhor e marcou logo no primeiro minuto, por intermédio de Henrique Gomes, que, depois de aproveitar um ressalto na defesa do conjunto visitante, ficou na cara do guarda-redes Marco e rematou cruzado para o fundo da baliza.
A resposta do Freamunde não tardou e após bom entendimento na direita, aos 61 minutos, Cafú desmarcou Ansumane que bateu o guardião da casa com um remate forte sem hipóteses de defesa.
A igualdade manteve-se até ao final dos 90 minutos e foi preciso recorrer ao desempate através da marcação de grandes penalidades para decidir quem seguia em frente, com a formação de Marvila a ser mais feliz, agendando encontro com o Estoril-Praia.
Jogo no Campo Eng. Carlos Salema, em Lisboa.
Oriental - Freamunde, 1-1
Ao intervalo: 0-0.
Marcadores:
1-0, Henrique Gomes, 46 minutos.
1-1, Ansumane, 61.
Grandes penalidades:
0-1, Rainho.
1-1, Hugo Grilo.
1-1, Pedro Pereira (defendida).
2-1, Tom.
2-1, David Bruno (defendida).
3-1, Hugo Firmino.
3-2, Cafú.
4-2, Henrique Gomes.
- Oriental: Rafael Veloso, Édson Silva, Hugo Grilo, Daniel Almeida, João Amorim, Tiago Mota, Bruno Aguiar (Valdo, 77), Tom, Hugo Firmino, Peter Caraballo e Henrique Gomes.
(Suplentes: Rafael Marques, Sérgio Duarte, Valdo, Fernando, André Almeida e João Pedro).
Treinador: João Barbosa.
- Freamunde: Marco, Rainho, Luís Pedro, Rocha, Leandro, Barbosa, Paulo Grilo (Robson, 15), Pedro Pereira, Ivan Santos (David Bruno, 74), Cafú e Ansumane.
(Suplentes: Rui Nereu, Eridson, Robson e David Bruno).
Treinador: Filipe Rocha
Árbitro: João Mendes (Santarém)
Acção disciplinar: cartão amarelo para Ivan Santos (32), Peter Caraballo (49) e Luís Pedro (66). Cartão vermelho direto para Daniel Almeida e Leandro (90)
Assistência: cerca de 350 espectadores.
O evento realizou-se esta sexta-feira, na Arena Liga Portugal, no Porto
Final-four será disputada novamente em Leiria
Líder do FC Porto teve participação ativa na Cimeira de Presidentes
Estreia do Alverca na competição
Médio português, de 24 anos, tem dupla nacionalidade
Notícia é avançada pela imprensa egípcia
Imprensa britânica avança que a decisão deverá ser tomada na próxima semana
Ex-internacional português coloca ainda a turma das quinas entre as favoritas à conquista do Mundial 2026