Fábio Ervões colocou os penafidelenses em inferioridade numérica aos 31 minutos...
O Penafiel iniciou este sábado a temporada futebolística com uma vitória sobre o Leixões, por 2-0, em jogo da primeira ronda do Grupo C da primeira fase da Taça da Liga. No primeiro jogo oficial da época, a equipa penafidelense, que até esteve a jogar em inferioridade numérica desde a primeira parte, foi a equipa mais organizada e coesa e a que mais fez em campo para merecer a vitória.
O Penafiel chegou muito cedo à vantagem, graças a um golo na própria baliza do guarda-redes leixonense, que acabou por introduzir a bola dentro da baliza num lance que, aparentemente, parecia controlado.
Relacionadas
Paulo Roberto fez um cruzamento que colocou a bola no primeiro poste, Jorge Baptista atrapalhou-se e, não conseguindo segurá-la, colocou a bola dentro da baliza, inaugurando assim o marcador para a equipa da casa. A partir daí, o Leixões deu uma resposta positiva e bastante ofensiva, tendo disposto, por duas vezes, oportunidades flagrantes de igualar a partida, mas acabou por falhar na finalização.
O Penafiel, por outro lado, também não perdeu terreno e manteve o ritmo, continuando em busca de aumentar a vantagem, até que se viu reduzido a dez unidades, depois de Fábio Ervões ter visto cartão vermelho direto. Com menos um, e até ao intervalo, a equipa da casa sentiu alguma dificuldade em manter o resultado.
No segundo tempo, o Leixões entrou menos perigoso, com uma atitude diferente da primeira parte e o Penafiel aproveitou o mau momento da equipa de Matosinhos, conseguindo tomar conta do jogo. A abrir a segunda parte, e a aproveitar um erro na defesa, Mbala isolou-se, rematou rasteiro, sem dar qualquer hipótese ao guarda-redes leixonense, aumentando a vantagem. Aos 71 minutos, o Leixões ainda beneficiou de uma grande penalidade, depois de João Pedro ter tocado a bola com a mão, mas Tiago Lenho, com um remate muito fraco, atirou para fora.
Jogo disputado no Estádio Municipal 25 de Abril, em Penafiel.
Penafiel-Leixões, 2-0
Ao intervalo: 1-0.
Marcadores:
1-0, Jorge Baptista p.b. 8'
2-0, Mbala 56'
Equipas:
Penafiel: Coelho, Dani, Fábio Ervões, Pedro Santos, João Pedro, Ferreira, Gabi, André Fontes, Aldair (Nélson Sampaio, 36), Paulo Roberto (Rafael Lopes, 57) e Mbala (Ari, 80).
Suplentes: Nuno Santos, Guedes, José Coelho, Mota, Ari, Nélson Sampaio e Rafael Lopes.
Treinador: Miguel Leal.
Leixões: Jorge Baptista, João Viana (Marquinhos, 46), Nuno Silva (Moedas, 72), Zé Pedro, Huguinho (João P., 9 minutos), Ruben Saldanha, Tiago Lenho, Cadinha, Anderson, Moreira, Mailo.
Suplentes: Chastre, Moedas, João Novais, Materazzi, Pedras, Marquinhos, João P.
Treinador: Pedro Correia.
Árbitro: Manuel Oliveira (Porto).
Ação disciplinar: Cartão amarelo para João Viana (41), João P. (52), João Pedro (72). Cartão vermelho direto Fábio Ervões (31).
Assistência: Cerca de 300 espetadores.
O evento realizou-se esta sexta-feira, na Arena Liga Portugal, no Porto
Final-four será disputada novamente em Leiria
Líder do FC Porto teve participação ativa na Cimeira de Presidentes
Estreia do Alverca na competição
Argentino 'empresta' imagem para jovens que sonham ser como ele
Emblema mexicano exigiu ser ressarcido por "danos e prejuízos causados à instituição"
John Heiting assumiu culpas e foi arrasado nas redes sociais