Para poder usar esta funcionalidade deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site do Record, efectue o seu registo gratuito.
PSP revela que será mobilizado um alargado contingente policial, apoiado por drones e câmaras de videovigilância
Seguir Autor:
Drones, câmaras de videovigilância e um alargado contingente policial estão mobilizados para a segurança da final four da Allianz Cup, que se realiza em Leiria de terça-feira a sábado, revelou esta 2.ª feira a PSP.
Os três jogos da fase decisiva envolvem Benfica, Sporting, Sp. Braga e V. Guimarães e são considerados de alto risco, pelo que foi montado um esquema de segurança reforçado, explicou o comandante distrital da PSP de Leiria.
Domingos Antunes avançou que "todas as valências da polícia, inclusivamente as mais conhecidas e as menos conhecidas", serão convocadas para a decisão da Taça da Liga.
A intenção, vincou o superintendente, é tentar "antecipar de forma preventiva a introdução de adeptos que não venham para ver futebol, mas para provocar distúrbios".
O sistema de segurança a aplicar no Estádio de Leiria e na envolvente é semelhante ao das edições anteriores - é a sexta vez que a fase decisiva da competição se realiza na cidade -, com pequenas alterações.
Além de um número de efetivos não especificado, que envolve "as valências fardadas, de polícias uniformizados" e "equipas de investigação e 'spotters' que vão acompanhar os movimentos [de adeptos]", haverá recurso a drones e mais meios de vídeovigilância, com 14 câmaras da PSP a somarem-se às 61 do município.
A fórmula para impedir problemas na Taça da Liga "tem sido um sucesso", mas, "de edição para edição, temos vindo a ajustar, recolhendo as boas e as más lições para acomodarmos melhor os adeptos", afirmou Domingos Antunes.
No ano passado, por exemplo, foram identificados "algumas dezenas de pessoas antes do estádio, impedindo-as de entrar", lembrou, lamentando ainda os 15 adeptos a quem foi recusado o acesso aos jogos, por deflagração de engenhos pirotécnicos no exterior, taxa de alcoolemia superior à permitida por lei ou recusa do seu controlo, tentativa de introdução de artigos de pirotecnia, posse de estupefacientes ou desrespeito com os assistentes de recinto desportivo.
Nesta edição, voltará a haver "um cuidado muito reforçado nas revistas", sobretudo nas bancadas onde vão estar adeptos entendidos como potencialmente mais problemáticos, e controlo de taxa de alcoolemia à entrada.
A PSP "não tolerará nenhum comportamento anti-desportivo, que possa perturbar a serenidade da competição".
"Desejamos não ter de interditar adeptos no estádio. O nosso desejo é que a polícia passe complemente despercebida", disse o comandante, contudo, garantindo: "Não hesitaremos se tivermos de usar os nossos meios".
Fora da equação está, por enquanto, o consumo de bebidas de baixo teor alcoólico dentro do estádio, ao contrário do que a Liga Portuguesa de Futebol Profissional desejava.
"A Liga assumiu que é um desígnio, da Liga e dos seus associados, e passava por termos esta possibilidade na 'final four'. Mas não foi possível em tempo útil a recolha de pareceres, sendo todos eles necessariamente positivos para a implementação desta medida. Não teremos para já, nesta edição, o consumo dessas bebidas", anunciou o diretor de segurança da Liga Portugal, Roberto Domingos.
A intenção, contudo, mantém-se, pois a Liga "continuará a tentar junto de todas as entidades que têm de emitir parecer".
"Temos de cumprir alguns desígnios legais e não conseguimos dar um horizonte [para a alteração que permitirá a venda e consumo nos estádios]. Para esta Allianz Cup [Taça da Liga] não será", concluiu.
A final four da edição 2025/26 da Taça da Liga de futebol arranca no Estádio Municipal de Leiria, Dr. Magalhães Pessoa, na terça-feira, com o jogo entre o Sporting e o Vitória de Guimarães, a partir das 20h00.
A segunda meia-final opõe, no mesmo estádio, o detentror do troféu Benfica e o Sporting de Braga, a partir das 20:00 de quarta-feira.
A final está agendada para as 20h00 de sábado, também no municipal de Leiria.
Os dados da GoalPoint
Brasileiro defende presidente, com quem coincidiu na Luz
Equipa de Luís Pinto garante bilhete para a final da Allianz Cup pela primeira vez
Antigo extremo faz um “balanço positivo” do trabalho de Vicens no clube arsenalista
Rumores e confirmações nos principais campeonatos
Rumores e confirmações da janela de transferências dos principais campeonatos
Avançado do Galatasaray aborrecido por Lookman não lhe passar a bola
Lenda do Liverpool 'atira-se' ao treinador do Manchester United após empate com o Leeds e declarações na conferência