_
A Assembleia Geral extraordinária da Liga Portugal desta tarde, agendada para os clubes votarem proposta de distribuição do mecanismo de solidariedade da UEFA, concretamente pela 2ª Liga, foi suspensa pelo Presidente da AG do organismo por alguns momentos. A referida proposta foi reprovada.
Apenas o Sp. Braga se fez representar pelo seu presidente, António Salvador. Entretanto, pelas 18 horas, cerca de meia hora após a interrupção, os intervenientes regressaram ao auditório onde decorrem os trabalhos.
Ao que apurámos, o presidente do Sp. Braga falou antes da votação, anunciando que votaria a favor, apesar de entender que as verbas em causa não resolveriam os problemas da 2.ª Liga. A votação foi secreta e eram necessários 75% de votos a favor por parte dos emblemas da 1.ª Liga para a proposta ser aprovada. O Nacional não marcou presença na AG e, nas contas finais dos 17 representados, houve 12 clubes a votar favoravelmente, 4 contra e 1 abstenção. A proposta não foi aprovada por dois votos.
A UEFA distribui cerca de 12 milhões de euros. Com o chumbo da proposta, é atribuído cerca de 1 M€ a cada clube, excluindo os que competem esta época nas provas UEFA. Já a 2.ª Liga perde 6 M€... Ao que apurou Record, os 4 clubes que votaram contra entendem que esta é uma solução para os clubes da 1.ª Liga se tornarem mais competitivos a fim de contribuir para uma melhoria do ranking nacional em caso de acesso às provas UEFA e que o espírito da distribuição de verbas da UEFA era exatamente esse.
(notícia atualizada às 19h02)
Presidente da Liga Portugal positivo quanto à resolução da proposta chumbada esta sexta-feira em Assembleia Geral Extraordinária
Deputados do Parlamento açoriano consideram que há "falta de transparência na elaboração do documento"
Rumores e confirmações nos principais campeonatos
Médio estava cedido pelos gregos
Rumores e confirmações nos principais campeonatos
Rumores e confirmações nos principais campeonatos
Antigos internacionais portugueses tomaram posse esta quinta-feira
Viktor Onopko destacou-se pelo Real Oviedo na década de 90
Rumores e confirmações nos principais campeonatos
Intenção do treinador do Esteghlal é ficar até que as condições de segurança o permitam