Tal como aconteceu com o presidente da UEFA, Aleksander Ceferin, também Nasser Al-Khelaifi, presidente da ECA (European Club Association) e do PSG participou esta quarta-feira na 12.ª Cimeira de Presidentes, realizada em Coimbra, através de videochamada.
"É uma honra dirigir-me a vós na XII Cimeira de Presidentes da Liga Portugal. Lamento não poder estar convosco hoje pessoalmente, mas tal como o Presidente Ceferin em nome da UEFA, queria mostrar o meu apoio e solidariedade ao futebol português em nome da Associação Europeia de Clubes (ECA). Portugal ocupa um lugar especial no futebol – proporcionou-nos tantos grandes momentos e memórias. Quando a seleção nacional venceu o EURO 2016 no prolongamento, eu estava lá – foi incrível", afirmou, olhando, depois, para os sucessos de Portugal em comparação com a sua dimensão, comparando-o com França. "Para um país com apenas 10 milhões de habitantes, vocês têm um impacto incrível no futebol, com os seus clubes a ganharem 11 troféus europeus e a sua liga sempre com uma classificação muito elevada. Como presidente do PSG, Portugal também está no meu coração, pessoalmente. 16 jogadores portugueses jogaram pelo PSG – com 4 grandes jogadores no nosso plantel esta temporada e, claro, o nosso Diretor Desportivo, Luis Campos. E também tenho orgulho de ser investidor minoritário no SC Braga – transmito os meus melhores votos ao Presidente António Salvador. Tal como a França, Portugal é uma máquina de talentos e tem adeptos fantásticos (lembro-me do barulho no Benfica no ano passado!) – e está no coração do futebol europeu".
Prosseguindo no seu discurso, Nasser Al-Khelaifi reiterou o apoio a Pedro Proença e sublinhou o trabalho feito pela ECA. "Grande parte deste sucesso deve-se a todos os presentes hoje – vocês, os Presidentes dos Clubes. Não é fácil ser Presidente de Clube – eu sei! É também graças à liderança do Pedro – não foi eleito 3 vezes Presidente da Liga Portugal, nem Presidente das Ligas Europeias em 2023, por sorte ou acaso, mas com base na competência, no trabalho árduo e na procura de soluções para todos os intervenientes. Ex-árbitro há 17 anos – ele também é justo e coloca o futebol em primeiro lugar. Estes são os valores que defendemos na Associação Europeia de Clubes. A ECA gera receitas para os clubes dentro e fora das competições europeias, e mesmo fora da Europa – ajudando todo o ecossistema a crescer. Damos voz a todos os clubes de primeira linha nas decisões que moldam o futebol – independentemente do seu tamanho, grande ou pequeno. A ECA acredita que todas as partes interessadas crescem juntas com base em soluções comuns – em parcerias ganha-ganha. A porta da ECA está aberta – a minha porta está aberta – a qualquer clube, para ouvir a sua opinião e encontrar soluções para si. Como clubes, somos mais fortes juntos", frisou.
Por Ricardo ChambelBajrami assina com o Lucerna até 2028
Extremo de 22 anos ganha pontos junto de Rui Borges com apenas 43 minutos de utilização nesta temporada
Regresso amargo do treinador
Novo balde de água fria a acabar
Avançado ex-Sporting arrecadou o troféu Gerd Müller
Internacional espanhol ficou atrás de Ousmane Dembélé na corrida pela Bola de Ouro
Cantora argentina deixou mensagem nas redes sociais
Extremo do PSG vence, médio fica em 3.º, lateral em 10.º e João Neves ficou em 19.º
Craque do Barcelona ficou em 5.º lugar
Espanhol consagrado como melhor treinador na gala de entrega da Bola de Ouro