Tal como aconteceu com o presidente da UEFA, Aleksander Ceferin, também Nasser Al-Khelaifi, presidente da ECA (European Club Association) e do PSG participou esta quarta-feira na 12.ª Cimeira de Presidentes, realizada em Coimbra, através de videochamada.
"É uma honra dirigir-me a vós na XII Cimeira de Presidentes da Liga Portugal. Lamento não poder estar convosco hoje pessoalmente, mas tal como o Presidente Ceferin em nome da UEFA, queria mostrar o meu apoio e solidariedade ao futebol português em nome da Associação Europeia de Clubes (ECA). Portugal ocupa um lugar especial no futebol – proporcionou-nos tantos grandes momentos e memórias. Quando a seleção nacional venceu o EURO 2016 no prolongamento, eu estava lá – foi incrível", afirmou, olhando, depois, para os sucessos de Portugal em comparação com a sua dimensão, comparando-o com França. "Para um país com apenas 10 milhões de habitantes, vocês têm um impacto incrível no futebol, com os seus clubes a ganharem 11 troféus europeus e a sua liga sempre com uma classificação muito elevada. Como presidente do PSG, Portugal também está no meu coração, pessoalmente. 16 jogadores portugueses jogaram pelo PSG – com 4 grandes jogadores no nosso plantel esta temporada e, claro, o nosso Diretor Desportivo, Luis Campos. E também tenho orgulho de ser investidor minoritário no SC Braga – transmito os meus melhores votos ao Presidente António Salvador. Tal como a França, Portugal é uma máquina de talentos e tem adeptos fantásticos (lembro-me do barulho no Benfica no ano passado!) – e está no coração do futebol europeu".
Prosseguindo no seu discurso, Nasser Al-Khelaifi reiterou o apoio a Pedro Proença e sublinhou o trabalho feito pela ECA. "Grande parte deste sucesso deve-se a todos os presentes hoje – vocês, os Presidentes dos Clubes. Não é fácil ser Presidente de Clube – eu sei! É também graças à liderança do Pedro – não foi eleito 3 vezes Presidente da Liga Portugal, nem Presidente das Ligas Europeias em 2023, por sorte ou acaso, mas com base na competência, no trabalho árduo e na procura de soluções para todos os intervenientes. Ex-árbitro há 17 anos – ele também é justo e coloca o futebol em primeiro lugar. Estes são os valores que defendemos na Associação Europeia de Clubes. A ECA gera receitas para os clubes dentro e fora das competições europeias, e mesmo fora da Europa – ajudando todo o ecossistema a crescer. Damos voz a todos os clubes de primeira linha nas decisões que moldam o futebol – independentemente do seu tamanho, grande ou pequeno. A ECA acredita que todas as partes interessadas crescem juntas com base em soluções comuns – em parcerias ganha-ganha. A porta da ECA está aberta – a minha porta está aberta – a qualquer clube, para ouvir a sua opinião e encontrar soluções para si. Como clubes, somos mais fortes juntos", frisou.
Por Ricardo ChambelFroholdt marcou o único golo do encontro, que teve uma má notícia para Francesco Farioli
Após empate (1-1) na visita ao E. Amadora
Treinador do E. Amadora sente que a sua equipa "merecia claramente a vitória"
Encontro está marcado para as 20h30, no Estádio da Luz
Devy Rigaux, diretor-desportivo do clube, foi o responsável por levar o avançado para a Bélgica
Treinador de guarda-redes trabalhou com Jorge Jesus no Al Hilal
Mergulhador encontrou o artefacto, que foi leiloado, sendo a receita revertida para uma instituição de apoio a crianças
Osvaldo Costa começou carreira com o avançado do Club Brugge no futsal do modesto Núcleo de Sintra
Antigo internacional português será a estrela dos El Barrío, no próximo domingo
Recorde pertencia a Espanha que, em 1997, ganhou por 13-0 à Nova Zelândia