O confronto entre a Selecção de Portugal e a congénere da Eslováquia, amanhã, no Estádio da Luz, será o derradeiro jogo internacional do árbitro italiano Pierluigi Collina, que já completou os 45 anos (idade limite para actuar). Na partida chave de qualificação para o Mundial da Alemanha, em 2006, a despedida de Collina constituirá, por certo, mais um aliciante. E ele dirá adeus à carreira internacional num estádio cheio. Como merece.
Pierluigi Colina é um árbitro de grande categoria. Isso é ponto assente. Mas será algum exagero dizer-se que é o melhor do Mundo. Está, sim, no lote dos melhores. Tem, não nos iludamos, uma imagem fortíssima. Se a alopecia (uma doença) não o tivesse atingido no final da década de 80, não teria perdido o cabelo. E seria igualmente um bom árbitro, como tantos outros. Só que sem a fortíssima imagem que marcou a carreira dele. Sem exagero, cremos que os adeptos do futebol, em geral, o conhecem bem. Pelo nome ou pela imagem. Algumas grandes empresas compraram essa imagem e usaram-na nos seus produtos. Terá sido, assim, o árbitro mais famoso de sempre, à escala mundial. Também porque surgiu na era da internet.
Futuro
Em Itália, a associação de árbitros pretende ver alargada para os 48 anos a idade limite de um árbitro internacional. Há quem argumente tratar-se de uma jogada para tentar manter Collina em actividade. Mas a FIFA e a UEFA não deverão avançar por aí. Já se diz, entretanto, que a federação inglesa equaciona a possibilidade de o convidar para arbitrar jogos da Premier League. Também não se sabe como terminará esse processo.
A única certeza, nesta altura, é que Pierluigi Collina despedir-se-á dos relvados internacionais em Lisboa, no Estádio da Luz. Mas, em Itália, como está previsto nos regulamentos, continuará a arbitrar até ao final do corrente ano. Depois... adeus.
Acoompanhe ao minuto todas as incidências do encontro a contar para a jornada 28
Treinador do Alverca satisfeito pelo regresso aos triunfos no campeonato na visita ao Rio Ave
Treinador do Rio Ave mantém confiança de que a equipa vai conseguir a manutenção
As declarações do treinador do Moreirense após derrota na receção aos bracarenses na 28.ª jornada da Liga
Antigo jogador investigado por fuga aos impostos
Ítalo-argentino apelida o técnico como um "maníaco da linha de fora de jogo"
Ex-jogador e agora comunicador recorda episódio curioso em entrevista à 'Sábado'
Jovem do Corinthians está a participar na competição em Portugal com um selecionado do Brasil
Adeptos açorianos premiados pelo fair play e apoio constante à equipa
Lateral esquerdo foi apresentado no Forte Virtus, do terceiro escalão