_
O presidente da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP), Pedro Proença, afirmou hoje à Lusa que está satisfeito com o regresso do público aos estádios, explicando que a lotação de até 33% da lotação é apenas o início.
"Grande satisfação por termos conseguido chegar, passados mais de 12 meses, ao que o futebol profissional ambicionava ter, o regresso do público aos estádios. Não é dentro da dimensão que nós queríamos, mas vamos premiar o esforço de muitos que trabalharam para que isto fosse possível. É um prémio para o público, porque não faz sentido ter futebol profissional sem público", afirmou.
Os eventos desportivos vão poder contar com adeptos nas bancadas a partir de 01 de agosto, desde que sejam respeitadas as regras da Direção-Geral da Saúde (DGS), derivadas da pandemia de covid-19, anunciou hoje o primeiro-ministro, António Costa.
"[Vamos] permitir que os eventos desportivos passem a ter público de acordo com a regra especificamente definida pela Direção-Geral de Saúde", afirmou o governante em conferência de imprensa, no final da reunião do Conselho de Ministros que definiu as medidas para a reabertura do país.
Pedro Proença explicou que as competições profissionais vão ter até 33% da lotação dos estádios nesta primeira fase, mas defendeu que o objetivo é aumentar o número até chegar aos 100%.
"Era nossa convicção que iríamos ter público. Há cinco semanas a Liga anunciou que iríamos ter 33% para o público em geral e 50% para toda a atividade 'corporate'. Foram cumpridores os acordos que já tínhamos alcançado e que agora foram consumados", referiu.
Para o futuro, o presidente da Liga de clubes lembra que a situação continua dependente do evoluir da pandemia de covid-19.
"Dependemos da evolução do processo pandémico. A vacinação tem sido positiva e vamos conseguir alcançar a imunidade de grupo em meados de setembro. A nossa expectativa, a não ser que exista alguma inversão, é que os 33% são o ponto de partida e a abertura acontecerá de forma paulatina. Temos a expectativa de rapidamente chegar aos 100%", salientou.
Pedro Proença lembrou o trabalho efetuado pela Liga e pelos clubes para chegar a este momento, que na sua opinião poderia ter acontecido mais cedo.
"Nunca negociámos aquilo que era a defesa da saúde pública, mas já há algum tempo que fizemos a demonstração que era possível ter público nas bancadas. Foi mais tarde do que aquilo que equacionávamos, mas estamos muito satisfeitos", defendeu, referindo que o objetivo agora é trazer de novo o público aos estádios.
Brasileiro é o 6.º no ranking de jogos sem sofrer golos na Liga Betclic, apenas atrás dos guarda-redes dos 5 primeiros
Avançado não vai renovar com os canarinhos e Grémio de Luís Castro é um dos clubes atentos
Húngaro poupado em função do desgaste físico acumulado
Guarda-redes do Tondela lidera lista de defesas completas do campeonato há várias jornadas
Homem terá amealhado, ao longo de cinco anos, mais de 14 milhões de euros em receitas
Médio francês diz que o português "é muito especial"
Situação inusitada acontece já esta sexta-feira com a receção do Den Bosch ao ADO Den Haag, da 2.ª divisão
Polícia tem aconselhado os clubes a fazerem alterações por causa do duelo das águias com o Moreirense
Coman foi o herói da meia-final ao apontar hat-trick. Ronaldo e Félix foram titulares