O FOOTLAB é o primeiro laboratório de futebol no Mundo, inaugurado esta quinta-feira em Portugal, um espaço que reúne várias componentes de treino especializado, utilizando as novas tecnologias para desenvolver e aperfeiçoar as capacidades físicas e técnicas dos atletas.
Numa estrutura com 3.100 metros quadrados, o FOOTLAB possui diversos espaços de treino em relvado sintético direcionadas para o futebol, com o intuito de melhorar e trabalhar aspetos como a potência, a precisão, a velocidade e a técnica, acompanhados pela tecnologia e traduzida posteriormente com resultados.
Cada atleta utiliza uma pulseira, que, quando ativada, regista ao detalhe os desempenhos nas várias atividades do pavilhão.
Destaque para a 'box' 360º, idêntica à que o Benfica possui no Caixa Futebol Campus, no Seixal, que testa a pontaria, os reflexos, as fintas e os remates dos jogadores, de forma aleatória nas várias faces do cubo e à medida que são preenchidas com 'leds' coloridos.
Os antigos futebolistas e internacionais portugueses Oceano Cruz e Nuno Gomes marcaram presença no espaço, situado em Carnaxide, em Oeiras, tendo aplaudido a criação de uma infraestrutura que não puderam usufruir no tempo em que foram profissionais.
"Seguramente que seríamos melhores atletas e melhores jogadores [com esta infraestrutura]. É bom olharmos para o passado e sabermos as coisas que não tínhamos e as coisas que as novas tecnologias nos dão", referiu Oceano.
Já Nuno Gomes mostrou-se igualmente agradado com a evolução tecnológica na área do desporto, salientando que "já fazia falta à cidade".
"São os sinais do tempo. A evolução tem-se visto a nível tecnológico na parte do desporto e do futebol em particular. O laboratório é importante para quem quer evoluir e testar-se a si mesmo, perceber em que nível está, físico e tático. Vem ajudar os seus praticantes a ter um 'feedback' das usas capacidades e das suas lacunas", afirmou.
Antigo médio-ofensivo madeirense, que trabalhou com o técnico no FC Porto, lança um olhar à Liga portuguesa com vários elogios
Eberechi Eze voltou aos trabalhos com o grupo depois de ter sofrido uma lesão nos gémeos
Treinador do Famalicão destacou exibição com o FC Porto e pretende dar continuidade com o Moreirense
Técnico do Famalicão liderou a equipa num mês sem derrotas
Portugal continua bem posicionado no 6.º lugar
Jogador foi internado após jogo da Colômbia há nove dias e ainda não recuperou em pleno
Antigo selecionador da Roménia morreu esta terça-feira, aos 80 anos
Dragões venceram o Sp. Braga na final do torneio destinado a equipas sub-12
Ex-avançado francês aplaudiu exibição do compatriota e mencionou o jovem espanhol pelo estilo de jogo semelhantes
Dois golos nos descontos ditaram o empate por 1-1 entre o Juárez e o Queretaro