_
O presidente da mesa da Assembleia Geral da Liga, António Saraiva, decidiu suspender os trabalhos da Assembleia Geral Extraordinária da Liga Portugal, esta sexta-feira, devido à proposta de revalidação da distribuição das verbas do mecanismo de solidariedade da UEFA, uma deliberação que ainda causou algumas dúvidas técnicas.
"Tinham que votar numa expressão de 75% para que a vontade de distribuição do mecanismo seria tal como o referido. Houve algumas dúvidas de interpretação quer dessa aprovação na AG de 27 de setembro, quer as que surgiram hoje, com a votação de 12 votos a favor, 4 contra e 1 de abstenção, dos 18 clubes da 1ª Liga. Como tal, não houve aprovação da revalidação. E aqui é que houve dúvidas, porque a proposta era de revalidação", pontuou o dirigente da mesa da AG, lembrando que "não deixámos de obter 12 votos favoráveis", uma larga expressão mas que, por si só, não omite questões: "A não revalidação dessa decisão e mecanismo de distribuição levantou dúvidas que são necessárias de esclarecer. Suspendemos a Assembleia e vamos retomá-la brevemente, sustentada em pareceres que hoje não tínhamos e que hoje foram legitimamente levantados."
Já há data para a retoma dos trabalhos? "Não há data, há questões de alguma tecnicidade e temos que ver qual é o mecanismo da UEFA mais ímpar. Constatámos que a decisão tomada tem algumas questões. Tem que ser 75% dos clubes da 1ª Liga" "Será quando a mesa e a direção consiga esclarecer estas dúvidas."
O Nacional não ter comparecido levantou um problema? "Para que 75% se cumpram, é necessário que haja um parecer favorável de 14 clubes. Houve 12, há um que precisaríamos, mas como um não estava presente e não adivinhamos o sentido de voto... Não deixámos de obter 12 votos favoráveis, é uma larga expressão. Mas daí a suspensão."
Declarações de rotura de Paulo Lopo. "Não adivinho qual era a expectativa do sr. presidente Paulo Lopo, mas de certeza seria de uma reunião breve, onde a revalidação daquilo que já tinha sido avaliado seria aprovada. Quando surge esta questão de votos contrários ao que tinha sido decidido na Assembleia de 27 de setembro de 2024 deve tê-lo surpreendido e feriu-lhe os sentimentos. Não esperava esta alteração, mas não adivinho o estado de alma do presidente do E. Amadora."
Acredita numa revalidação? "Quem é soberano são as sociedades desportivas, são eles que decidem. A expectativa é que as sociedades desportivas da 1ª Liga encontrem, depois de uma leitura mais fina da decisão que elas próprias tomaram, vir com mais certeza maior do que aquilo que melhor lhes serve."
Ex-craque brasileiro é o novo acionista principal da SAD e já pôs mãos à obra
Acompanhe as incidências do jogo referente à ronda 18
Avançado brasileiro volta a ser decisivo
Treinador da equipa da Liga 3 prefere desvalorizar, para já, o duplo embate com o Torreense
Rumores e confirmações nos principais campeonatos
Rumores e confirmações nos principais campeonatos
Viktor Onopko destacou-se pelo Real Oviedo na década de 90
Antigos internacionais portugueses tomaram posse esta quinta-feira
Rumores e confirmações nos principais campeonatos
Rumores e confirmações nos principais campeonatos